Deveres do marido segundo a bíblia

Deveres do marido segundo a bíblia

Para as pessoas que seguem a fé cristã, pode ser muito importante seguir os preceitos da Bíblia em diversas áreas da vida. E no casamento não seria diferente. Por isso, muitos casais procuram entender quais são os deveres do marido segundo a Bíblia para que possam aplicar os dizeres na sua vida cotidiana após o matrimônio. Muitos acreditam que seguir a palavra de Deus é uma boa forma de relembrar o propósito da união e evitar desavenças.

De acordo com as escrituras, o casamento é a união de um homem e uma mulher sob a presença de Deus. Ao contrário do casamento civil, o casamento cristão na igreja não pode ser desfeito através de um divórcio, com a exceção de casos raros. Para entender mais o que diz a Bíblia sobre o papel do homem e marido na manutenção de um casamento feliz, continue lendo este artigo que nós do umCOMO preparamos para você.

Deveres do marido segundo a Bíblia

De acordo com as escrituras sagradas, tanto o homem quanto a mulher recebem de Deus atribuições específicas para que a vida familiar funcione em harmonia. A seguir, descubra alguns quais são os deveres do marido segundo a Bíblia.

1) Ser o chefe do lar

Para a fé cristã, Deus atribuiu ao homem o papel de chefe e cabeça do lar, ou de "homem da casa". Nesse sentido, ele exerce autoridade sobre a figura da esposa. Mas na interpretação de muitos cristãos, essa autoridade não deve ser exercida na forma de controle e dominação, mas sim de proteção.

É nesse sentido que na igreja é o pai que "entrega" a filha ao marido no altar. Esse ato simbólico demonstra que a autoridade sobre aquela mulher está sendo passada de um homem (o pai) para o outro (o marido). O papel do marido enquanto líder do lar envolve deveres como dar direção e tomar decisões, além de conduzir a vida espiritual da casa.

2) O marido deve amar sua esposa

Outra responsabilidade incondicional do marido em um casamento cristão é amar, respeitar e honrar sua esposa em todas as circunstâncias. Para a Bíblia, esse é um preceito básico que se torna indispensável para uma união saudável e duradoura.

Além do sentimento, em um casamento cristão o amor incondicional significa não ferir ou magoar a esposa de nenhuma forma, independente de suas ações. Isso inclui respeitá-la de todas as formas: sem abusos físicos ou traição. O marido deve amar e doar-se para sua esposa assim como Deus doou-se para a igreja.

3) Cabe ao marido ser o provedor da casa

Ainda de acordo com os preceitos bíblicos, cabe ao marido ser o provedor da família e proporcionar segurança financeira ao lar, o que inclui prover as necessidades da mulher e dos filhos. Trazer alimento, por exemplo, seria uma forma de demonstrar cuidado e afeto pela esposa. Nesse sentido, o homem ocuparia o papel de provedor que naturalmente cabia ao pai antes do matrimônio.

Para a Bíblia, se omitir deliberadamente de prover para o lar é um pecado gravíssimo. Em algumas interpretações das escrituras, o esposo é não só o provedor de recursos materiais, mas também cabe a ele o cuidado no sentido mais estrito da palavra: cuidado com os sentimentos e com a saúde da esposa e dos filhos.

4) O marido deve proteger a esposa

O papel do esposo como protetor também está explicito na palavra bíblica. O marido deve proteger sua esposa e sua família de qualquer ameaça externa, tanto física quanto emocional e espiritual. Isso incluir governar espiritualmente o lar com suas orações, cobrindo a esposa e os filhos de proteção sagrada. Para a Bíblia, ao homem também cabe, enquanto protetor, ensinar a casa a seguir a palavra divina e protegê-los, assim, do pecado.

Artigo relacionado: Quais são os 10 mandamentos

Versículos bíblicos sobre os deveres do marido

Eis alguns dos principais versículos bíblicos sobre o papel do marido no casamento cristão:

  • "Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo." (Efésios, 5.23)
  • "Nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho." (Pedro, 5.3)
  • "E que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito pois, se alguém não souber governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?" (Timóteo, 3.3,4)
  • "(...) conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados." (Tito 1.5,6)
  • "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo e se entregou por ela, para que a sacrificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra." (Efésios, 5.25)
  • "Maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente." (Colossenses 3.19 – TB)
  • "Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações." (Pedro 3.7)
  • "O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher." (Coríntios 7.3,4)
  • "Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo." (Efésios 5.28-30)

Agora que você já conhece os deveres do marido segundo a bíblia, também pode se interessar por outros artigos sobre fé cristã, como:

  • Como procurar na Bíblia
  • Como é a cerimônia de batismo cristão
  • Por que não pode comer carne na Sexta-Feira Santa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Deveres do marido segundo a bíblia, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Bibliografia
  • FAITHFUL CHRISTIAN. 21 Bible verses about husbands roles and duties in the scriptures. Disponível em: <https://faithfulchristian.net/21-bible-verses-about-husbands-roles-and-duties-in-the-scriptures/> Acesso em: 27 de janeiro de 2022.
  • MAD ABOUT MARRIAGE. What is the husband's and wife's roles in a biblical marriage? Disponível em: <https://madaboutmarriage.com/2015/05/15/what-is-the-husbands-and-wifes-role-in-a-biblical-marriage> Acesso em: 27 de janeiro de 2022.