Deuses hindus: quais são os principais?

Deuses hindus: quais são os principais?

O hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo e a que tem mais adeptos não só na Índia, seu lugar de origem, mas em todo o continente asiático e também em muitos países ocidentais por onde se espalhou ao longo do tempo. Mais do que uma religião, é uma cultura e um modo de vida de profunda espiritualidade, que se baseia na harmonia com o próprio ser, com o resto das criaturas que habitam o mundo e com o Universo. É uma religião politeísta, na qual coexiste o culto de múltiplas divindades, às vezes recebendo nomes diferentes de acordo com os diversos ramos do hinduísmo. Embora conhecê-los seja complexo, no umCOMO contamos sobre Deuses hindus: quais são os principais?, seu significado, seus poderes e a forma como são representados.

Brahma

Brahma é o deus criador do Universo e faz parte da trindade das divindades mais importantes do hinduísmo, conhecida como Trimurti. Ele é representado com quatro faces, que simbolizam sua poderosa onipresença, e com quatro braços, que remetem aos diferentes elementos que compõem a essência do ser humano: consciência, inteligência, mente e ego.

Segundo a mitologia hindu, ele nasceu de uma flor de lótus e tirou o mundo das trevas, separando o bem do mal e dando forma a todas as criaturas que o habitam. Ele também é o deus da sabedoria, pois os quatro Vedas ou escrituras sagradas que contêm os princípios do hinduísmo surgiram de seu pensamento.

Shiva

Shiva, o destruidor, também faz parte do Trimurti. Reverenciado e temido, o poderoso Shiva representa não só a destruição terrena do próprio mundo, mas também a luta interior do ser humano necessária para abandonar o ego e renascer na espiritualidade.

Ele é retratado de pernas cruzadas, em postura meditativa e com uma cobra em volta do pescoço. Simboliza a morte, mas não como um fim, mas como o início de uma nova vida na reencarnação e no equilíbrio do Universo. Ele é um dos deuses mais respeitados e adorados do hinduísmo. De fato, dentro dessa religião existe uma corrente, o Shivaísmo, que o considera o deus principal.

Vishnu

Ele é a divindade hindu da conservação, o deus protetor que mantém o equilíbrio entre o criador Brahma e o destruidor Shiva, sendo a terceira figura essencial da Trimurti, a trindade sagrada do hinduísmo. Ele também é retratado com quatro braços e possui 10 avatares ou reencarnações, com os quais desce ao mundo para combater o mal quando necessário para restaurar sua harmonia e equilíbrio. Ele é o deus da paz, bondade e amor entre os seres vivos.

Hanuman

Hanuman é um dos deuses hindus que mais pode atrair a atenção aparecendo como uma figura com o corpo de um homem, coberto de cabelos brancos e com o rosto de um macaco. Representa a força, a coragem de seguir em frente diante de qualquer dificuldade. O chamado deus macaco é um fiel companheiro do deus Rama em sua luta para que o bem prevaleça e é a divindade que é invocada quando as forças falham e o apoio divino é necessário.

Ganesha

Filho de Shiva, ele é o deus da inteligência e é representado com a cabeça de um elefante. Ele concede prudência, sabedoria e sorte a quem o invoca, razão pela qual seus fiéis seguidores procuram sua intervenção para que suas vidas corram bem. Ele é um dos deuses mais populares e os hindus costumam pedir sua proteção antes de qualquer novo projeto que surja em sua vida.

Krishna

Na religião hindu, ele é chamado de morador dos corações, porque esse deus, por meio de seu amor, tem o poder de acabar com a dor e o mal. Ele é uma das reencarnações de Vishnu, que luta e derrota o pecado, proporcionando alegria e paz. Belo professor e companheiro no caminho da vida, é um deus afável que aparece representado tocando uma espécie de flauta tradicional, razão pela qual é considerado um dos deuses relacionados à arte e principalmente à música.

Lakshmi

Lakshmi, esposa de Vishnu, é a deusa da beleza, amor, fortuna e sucesso, fazendo dela uma das divindades hindus mais adoradas. Sua figura, presente em muitos lares, aparece sentada em uma flor de lótus com dois elefantes saindo de suas costas. Ricamente adornada com elementos dourados, a deusa parece sorrir ao conceder seus presentes a todos que a adoram. É uma das principais deusas hindus.

Kali

Ela é outra das divindades femininas mais poderosas da religião hindu. Temida e respeitada, ela destrói seus inimigos impiedosamente e isso é mostrado em suas diferentes representações, nas quais ela aparece com uma espada em uma de suas quatro mãos enquanto, em outra, carrega a cabeça decepada e ensanguentada de um de seus inimigos. Além disso, como adorno ele usa um longo colar, também feito com cabeças pequenas. Sua figura é símbolo de força, de poder destruidor contra o mal que cerca o homem e que também se esconde dentro dele.

Rama

Na mitologia das divindades hindus, Rama é um deus herói que desceu à Terra como um avatar de Vishnu para combater o mal, encarnado como o rei demônio Ravana. Sua história e suas batalhas são coletadas no Ramayana, um conjunto de histórias antigas que fazem parte da tradição hindu. Rama representa as virtudes do homem exemplar, que possui qualidades como força, perseverança, vida virtuosa e o valor da justiça. Além disso, junto com sua esposa, a deusa Sita, ele encarna a imagem do amor e da pureza do casamento.

Saraswati

Ela é a esposa do criador Brahma e uma das principais deusas da religião hindu. Sentada em uma flor de lótus e vestida de branco, ela simboliza pureza e sabedoria. Ela também é considerada a deusa da fertilidade e também inspira as artes, principalmente a música, pois é representada tocando uma tradicional cítara indiana.

Agora que você conhece os principais deuses hindus, encorajamos você a descobrir mais sobre divindades de outras culturas. Aqui você pode ler sobre Os principais deuses nórdicos e Quais são os principais deuses astecas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Deuses hindus: quais são os principais?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.