Partilhar

De onde vem a força dos músculos

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
De onde vem a força dos músculos

Nos dias de hoje assistimos a um aumento de praticantes nas academias, fazendo musculação, exercícios de cardio e até aulas dos mais variados esportes. E geralmente nesses casos, olhamos para aqueles que têm os músculos maiores, é impossível não reparar nos fisiculturistas. Provavelmente já pensou que eles são donos de muita força, e muito embora tenham mais força do que o comum dos mortais, ao pé de powerlifters com metade do tamanho eles não levantam nem metade do peso. Isso se deve à força dos músculos e exercícios que praticam. Mas afinal de onde vem a força dos músculos? Nesse artigo do umComo nós ensinamos a sua origem.

Também lhe pode interessar: De onde vem o vento

Powerlifter vs Fisiculturista

Antes demais convém saber que músculo grande não é sinônimo de força. A maioria dos fisiculturistas vai na academia, faz o seu treino e toma alguns suplementos para conseguir ficar grande em 3/4 meses, é o culto do corpo "belo", com músculos grandes e bem definidos. Mas na verdade eles apenas estão aumentando o volume muscular, porque o tipo de treino que fazem, aumentam a quantidade de líquidos dentro dos músculos (água e sais minerais). Os powerlifters pelo contrário fazem um treino direcionado para levantar peso, muito peso, quase três vezes o seu peso corporal. Para isso, o treino mais importante é o da mente, para que consiga tirar toda a força existente em cada centímetro do músculo. É claro que quem é fisiculturista vai ter um ganho de força com o tempo, mas os powerlifters irão sempre carregar mais.

De onde vem a força dos músculos - Powerlifter vs Fisiculturista

Novas descobertas nos músculos

Na verdade até há bem pouco tempo acreditava-se que os músculos funcionavam num grupo de células ligadas como se fossem uma corda. Atualmente as novas descobertas indicam que esse pensamento estava errado, as células alinham-se como uma malha, conforme os músculos dobram, os filamentos criam tensão, e assim abrem a teia da "malha" de células. Desta forma, a força é produzida em várias direções, e não se limita a descer ou a subir pelo músculo.

No entanto, a força é gerada da mesma maneira, filamentos de miosina pegam dos filamentos de actina e assim fazem contrair o músculo. Só que descobriu-se que a miosina não movimenta numa direção apenas, mas sim em ângulos, dando-lhe uma força radial.

De onde vem a força dos músculos - Novas descobertas nos músculos

Poder da mente

Mesmo com estas novas descobertas de como a força é gerada nos músculos há um importante fator a ter em conta, o poder da mente. Já todos nós ouvimos casos de pessoas que para salvarem familiares e amigos foram capazes de levantar carros e outras coisas pesadas. Isso se deve a uma liberação de hormônios entre eles a adrenalina que quebram os "limites" mentais dos nossos músculos. Dessa forma, conseguimos utilizar todos os milímetros dos nossos músculos para produzir força sobrehumana. Acontece que tão cedo eles não vão ser capazes de fazer essa força, porque os músculos entram em sobrecarga e precisam de descansar em seguida. Contudo, com o treino adequado é possível aumentar a capacidade de levantar peso mesmo sem quebrar os limites mentais e os músculos. Simplesmente vamos conseguindo focar a nossa força e perceber como utilizar a nossa capacidade muscular.

De onde vem a força dos músculos - Poder da mente

Se pretende ler mais artigos parecidos a De onde vem a força dos músculos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre De onde vem a força dos músculos

De onde vem a força dos músculos
1 de 4
De onde vem a força dos músculos

Voltar ao topo da página