De onde vem a água da chuva

De onde vem a água da chuva

Um dos fenômenos mais usuais no nosso planeta, graças a ele continua a existir vida no nosso planeta. Para os animais é sinal de vida, para os agricultores é uma dádiva, para quem mora na cidade por vezes é incômodo. A chuva é um fenômeno meteorológico muito importante, quando as nuvens começam a se juntar e a ficar cinzento escuro é sinal de que água vai cair dos céus. Por vezes é até acompanhada de trovões e relâmpagos. Umas vezes chove muito durante pouco tempo, e outras é o contrário. Ninguém controla esse acontecimento mas fica sempre a dúvida, de onde vem a água da chuva? Na continuação desse artigo do umComo nós ensinamos.

Ciclo da água

A chuva é a precipitação resultante da acumulação de moléculas de água evaporadas, que se foram juntando e condensando. Quando encontram uma zona fria acabam por cair sobre a forma de chuva. Essas moléculas de água são provenientes de oceanos, mares, rios, lagos, até mesmo de zonas úmidas nas florestas e cidades. O Sol aquece as moléculas de água que se transformam em vapor de água, este ascende à atmosfera onde se vai juntar com outras moléculas de água num processo de condensação devido à alteração da temperatura. A essa condensação damos o nome de nuvens. Quando as nuvens estão cinzentas, elas estão carregando quantidades enormes de moléculas de água, assim que elas encontram uma zona de temperatura mais fria começam a precipitar. Por isso existem zonas no mundo onde chove mais do que outras. Devido às condições geográficas e geológicas.

Tipos de Chuva

No Brasil devido à sua extensão é possível observar os vários tipos de chuva que existem, estratiformes e convectivas.

  • Chuvas Frontais - ocorrem quando uma massa de ar fria (seca) e uma massa de ar quente (úmida) se encontram. O ar frio empurra o ar quente para a atmosfera, esta ao subir resfria, condensa e precipita (chove). Normalmente são chuvas de média intensidade, longa duração e que cobrem vastas áreas.
  • Chuvas Convectivas - também conhecidas por "chuvas de verão", acontecem quando existe uma elevada evaporação das superfícies, como florestas, cidades e oceanos tropicais. O ar sobe em frações que resfriam sem trocar calor com o meio circundante. É bastante comum no verão brasileiro, e são conhecidas por aguaceiros ou pancadas de chuva. Geralmente são de elevada intensidade, curta duração, e cobrem pequenas áreas.
  • Chuvas estacionais ou de serra: acontecem quando os ventos úmidos ao subirem encontram uma barreira montanhosa, como nas escarpas viradas para o mar. Comuns na maior parte do litoral brasileiro. Usualmente são de pequena intensidade, elevada duração e cobrem pequenas áreas.

Importância da Chuva

Na agricultura, a ocorrência de chuva é um fator determinante para conseguir uma boa colheita. Contudo chuva a mais provoca inundações "afogando" as plantas, chuva a menos provoca erosão do solo e mesmo a morte de várias culturas. No entanto se a precipitação for regular é fácil para o agricultor controlar as necessidades das plantas que cultiva, além disso se houver perigo de uma seca, é possível minimizar os estragos através de tanques de água pluviais que armazenam a água quando chove, sendo depois possível utilizar essa água para irrigar os campos ou para outras necessidades em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a De onde vem a água da chuva, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.