Costumes de mulheres árabes

Costumes de mulheres árabes

O universo árabe ainda é marcado por uma grande diversidade de diferenças políticas, costumes e leis da religião. Embora não haja costumes exatamente iguais dentro desta cultura, alguns são gerais e respeitados por várias mulheres. A mulher árabe moderna tem cada vez mais acesso à informação, mais direitos e maior liberdade para tomar as suas decisões. Ainda assim, ela continua mantendo alguns dos seus costumes. Em algumas sociedades árabes mais conservadoras, muitas mulheres continuam lutando pelos seus direitos. Atos imorais e opressivos não são costumes árabes oficiais, mas sim ideias levadas ao extremo. Em umComo contamos-lhe alguns costumes de mulheres árabes.

Hijab

A religião do Islã tem influência na cultura árabe, mesmo para quem não é muçulmano ou para quem viva num país com outra religião. Um costume conservador derivado do islamismo é o uso de coberturas Hijab nas mulheres, escondendo o cabelo e parte do rosto. Também as mulheres árabes se adaptam a este princípio islâmico, podendo escolher o tipo de cobertura. Pode ter formato de um véu, envolvendo o cabelo e partes do rosto, pode ser um lenço mais solto ou mais fechado, cobrindo toda a face.

As mulheres começaram a esconder o cabelo por este ser visto como um elemento bastante sensual e a sua beleza não devia ser mostrada em público. O uso de Hijab sempre foi considerado uma crença perante Deus e não uma obrigação cultural. A questão é que todas as mulheres sempre sentiram pressão para usar o véu que as escondia, mostrando uma atitude recatada em público.

O Contato

O contato entre um homem e uma mulher nas sociedades árabes é um assunto bastante controverso. Apesar de já existirem sociedades mais liberais, as mulheres sempre foram um elemento bastante controlado por estas culturas. Elas são cuidadosamente resguardadas e são quase como uma propriedade dos homens da família. Nas sociedades mais conservadoras as mulheres não podem estar em público sem que um membro da família as acompanhe, muito menos entrar em contato com um homem.

Não se dirija para mulheres de origem árabe sem antes ser apresentado. Se for convidado por um anfitrião árabe e se este lhe apresentar alguma mulher cumprimente-a apenas consoante a reação dela. Nunca a beije. Caso a mulher lhe estenda a mão pode corresponder, mas se ela apenas lhe falar, faça o mesmo.

O Wali

O casamento é um ato solene nesta cultura e é um objetivo sério para muitas mulheres. O Wali, em português guardião, é um agente que ajuda a mulher a avaliar solteiros com fortes potencialidades para casar. O guardião escolhe os pretendentes através de interrogatórios, onde avalia não só as características dos indivíduos, como o seu passado. Para os potenciais pretendentes aprovados pelo Wali é dia de sorte e poderão passar tempo com a mulher, sempre sobre supervisionamento.

O Casamento

Muitas vezes associamos à cultura árabe a obrigatoriedade de uma mulher casar com o homem que a sua família escolheu. Mas isso apenas acontece em sociedades mais conservadoras, não sendo um costume oficial desta cultura. Se trata de um ato imoral e opressivo, que não é partilhado em todas as sociedades árabes. Com inspiração em leis islâmicas, a mulher pode aceitar o pedido de casamento ou escolher apresentar uma objeção. Aí, o casamento é considerado ilegal.

A família é bastante importante na sociedade árabe e todos os membros constroem uma união, que se deve manter presente para sempre. A mulher apenas pode sair de casa para casar e, caso o casamento acabe, ela terá de retornar a casa da família.

Sugestão: Como saber se um homem árabe está apaixonado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Costumes de mulheres árabes, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.