Como usar um rosário de dedo

Como usar um rosário de dedo

Os rosários de dedos também chamados de anéis de rosário, permitem rezar, utilizando só o polegar e o indicador. Você poderá usar o anel enquanto conduz ou realizar outras tarefas com as duas mãos. Os rosários de dedos são também mais duradouros que os tradicionais, já que não têm correntes delicadas que possam ser quebradas e como não têm esferas, é mais seguro utilizar ao redor das mãos de um bebê ou das patas de um gato. No entanto, como não têm a forma tradicional de um rosário, deve-se utilizar uma técnica um pouco diferente ao rezar o terço com ele. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como usar um rosário de dedo.

Passos a seguir:
1

Ponha o anel do rosário no dedo indicador de sua mão dominante. Empurre para abaixo até que não esteja em perigo de cair, mas não tão longe, assim pode girá-lo facilmente. Uma boa posição para tentar no princípio, é colocá-lo sob a articulação do dedo.

2

Faça o Sinal da Cruz. Toque à frente, o coração à esquerda e à direita do peito, enquanto diz: "Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém."

3

Gire o rosário para que seu dedo polegar, toque o crucifixo. Reze o Credo dos Apóstolos, seguido pelo Pai Nosso.

4

Gire à direita o rosário se for destro e à esquerda se for canhoto, até que o dedo polegar toque as esferas três espaços longe da cruz. Reze a Ave Maria.

5

Mova o polegar ligeiramente sobre o dedo indicador, mais próximo do crucifixo. Pressione suavemente com o polegar para que a conta esteja em uma posição cômoda. Mova o dedo à esquerda do rosário se for destro e à direita se for canhoto, isso faz com que o crucifixo esteja mais perto de seu polegar. Reze uma segunda Ave Maria.

6

Mova seu dedo polegar para a seguinte conta e pressione para baixo suavemente como o fez antes. Reze três vezes a Ave Maria. Mova o polegar para o crucifixo e pressione para baixo. Reze a oração Glória.

7

Mantenha o polegar sobre o crucifixo e anuncie o primeiro mistério. Por exemplo, se você está rezando os Mistérios Gloriosos, onde diz: "O primeiro mistério glorioso é a Ressurreição de nosso Senhor." Reze o Pai Nosso enquanto medita sobre o mistério.

8

Mova seu dedo polegar à direita, mais perto da conta do crucifixo se for destro e à esquerda da cruz se for canhoto. Empurre para baixo como o fez enquanto rezava as três Ave Maria. Reze uma Ave Maria enquanto continua meditando no mistério.

9

Continue girando o rosário desta maneira, orando uma Ave Maria em cada conta. Quando chegar ao crucifixo, diga o Glória em vez de uma Ave Maria. Se desejar, também pode rezar a Oração de Nossa Senhora de Fátima / Oh meu Jesus, após o Glória, mas isto não é necessário.

10

Anuncie o seguinte mistério. Reze e medite no mistério como o fez com o anterior. Continue até que tenha completado os cinco mistérios do dia.

11

Reze a Salve Rainha, enquanto toca o crucifixo após o quinto e último mistério e Glória ou Oração de Fátima. Faça o Sinal da Cruz. Assim você conclui o rosário. Se prefere dizer outra série de mistérios, simplesmente continue com o seguinte grupo sem dizer a oração Salve Rainha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um rosário de dedo, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Tradicionalmente, os católicos rezam os Mistérios Gozosos nas segundas-feiras e sábados, os Mistérios Dolorosos nas terças-feiras e sextas-feiras, os Mistérios Gloriosos nas quartas-feiras e nos domingos e os Mistérios Luminosos na quinta-feira.
  • Há uma variedade de temas para a meditação, enquanto rezar as primeiras três Ave Marias. Alguns pedem a Maria que rogue por eles em seu papel como a filha do Pai, mãe do Filho e esposa do Espírito Santo em cada conta. Outros pedem pelas virtudes de fé, esperança e caridade, e outros simplesmente oram por suas necessidades pessoais ou para as orações do Papa (Referência 1). Qualquer destas orações são aceitáveis.
  • Em um rosário tradicional, você pode realizar um rastreamento do mistério que está orando, comprovando que conjunto de contas está rezando atualmente. Com um rosário de dedo, só há um conjunto de contas dos cinco mistérios. Isto faz com que seja especialmente importante para meditar sobre os mistérios do rosário com os dedos para não perder a conta onde está no momento.