Como usar um micrômetro

Como usar um micrômetro
Imagem: martinsperes.com.br

Um micrômetro é um instrumento utilizado para medições de peças de pequenas dimensões com grande precisão. Este instrumento dá-nos a espessura, altura, largura e profundida do objeto e é normalmente utilizado na indústria mecânica para medir peças de máquinas. O micrômetro também costuma ser utilizado por relojoeiros e cientistas para medir o diâmetro de determinados objetos esféricos. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe como usar um micrômetro.

Passos a seguir:
1

O princípio de medição do micrômetro consiste no deslocamento axial de um parafuso micrométrico na porca à medida que o parafuso é girado num sentido ou no outro. O micrômetro é constituído por um arco, isolante térmico, parafuso micrométrico, bainha, tambor, faces de medição, porca de ajuste, catraca e trava.

2

A primeira coisa a fazer para medir um objeto no micrômetro é colocá-lo entre o pistão e o suporte.

3

De seguida, gire o controle do pistão até ficar a tocar no objeto e ouvir três cliques. Deverá girar com cuidado e devagar.

4

Verifique se o pistão e o suporte estão a tocar no objeto de forma uniforme. Em seguida, acione a trava do dedal enquanto tem o objeto lá dentro e retire o objeto do micrômetro.

5

De maneira a que consiga perceber a leitura, imagine que a medida começa com o número inteiro 3.

De seguida, olhe para a marca dos décimos de polegadas na régua, imagine que é 3,5.

Agora, veja a marca dos milésimos próxima dos décimos de polegadas, imagine que é 0,025.

Agora tem de encontrar o número e o traço correspondente na escala do dedal próxima, embora fique situada um pouco abaixo da linha de medida na régua, imagine que é 15.

Adicione este último valor à marca dos 25 milésimos, assim ficará com a seguinte medida 3,540 = 3 + 0,5 + 0,025 + 0,015.

Agora vire o micrômetro de maneira a que consiga ver a marca dos centésimos de polegada. Encontre a marca na régua que estará alinhada com a marca no dedal e acrescente esse número ao valor encontrado anterior. Imaginando que a marca se situa no 2, ficaremos com uma medida final de 3,5402.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um micrômetro, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Mantenha o instrumento em locais com temperatura ambiente, para não descalibrarem.