Como usar um compasso matemático

Como usar um compasso matemático

Um compasso matemático é um instrumento que se utiliza para desenhar círculos e arcos perfeitos. Um compasso é feito geralmente de metal ou plástico e caracteriza-se por ter dois braços que se fixam por uma articulação ajustável para formar um V. Um dos braços tem uma agulha na ponta, enquanto o outro possui uma espécie de abraçadeira que segura um utensílio de desenho, geralmente um lápis de madeira ou grafite.

Passos a seguir:
1

Desaperte a abraçadeira situada em um dos dois braços do compasso e insira o lápis ou utensílio de desenho de forma a que a ponta fique na direção oposta à articulação que liga os braços.

2

Coloque a agulha sobre a mesa e ajuste o lápis até que a agulha e a ponta do seu utensílio de desenho toquem a mesa ao mesmo tempo. É possível que você tenha que reajustar o lápis mais tarde à medida que muda o raio da sua circunferência ou arco.

3

Aperte a abraçadeira até que o lápis esteja em seu lugar.

4

Estabeleça o comprimento do seu raio abrindo o compasso com os dois braços distantes um do outro, ou pressionando para que fiquem mais próximos. A maioria dos compassos têm um indicador incorporado que diz o comprimento exato do raio estabelecido a qualquer momento. Para versões mais antigas do compasso, consiga uma régua e meça a distância entre a agulha e a ponta do seu utensílio de desenho para determinar o raio que o compasso estabeleceu. O raio que você escolher dependerá do tamanho do arco ou circunferência que deseja desenhar, baseado no problema de matemática que estiver resolvendo.

5

Pressione a agulha na mesa mais uma vez, e ajuste seu utensílio de desenho se ele já não estiver tocando a mesa. Se estiver desenhando um círculo, a agulha deverá estar sempre no centro do seu círculo.

6

Mantenha os dedos na parte superior do compasso e gire lentamente enquanto mantém a agulha em seu lugar. Continue girando até que tenha desenhado um círculo completo ou até que tenha completado o tamanho do arco desejado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um compasso matemático, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Tenha cuidado para não se magoar com a ponta da agulha do compasso. Isto é importante principalmente quando estiver usando um compasso de metal.