Como usar as normas ABNT em um trabalho

Como usar as normas ABNT em um trabalho
Imagem: blog.gotomeeting.co.uk

Para muitos estudantes, a hora de formatar um trabalho de acordo com as normas da ABNT é a parte mais chata, porém, na faculdade é quase impossível se livrar dessa exigência. Por isso, é preciso saber como usar as normas ABNT em um trabalho e, para entender as principais noções, o umComo.com.br vai resumir os tópicos mais comuns.

Passos a seguir:
1

As normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas são normalmente solicitadas em trabalhos universitários, inclusive, no TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Porém, mesmo em outros momentos os alunos podem ter que escrever seguindo essas regras, conforme as exigências do professor, que pode ter o intuito de fazer com que os estudantes se acostumem o quanto antes com elas. Essas normas, aliás, foram criadas com o intuito de criar um padrão para a apresentação de trabalhos acadêmicos, a fim de facilitar a sua leitura, correção e avaliação.

Imagem: plus.google.com
2

Embora formatar uma tese ou outro trabalho de final de curso possa ser uma atividade bastante dispendiosa, uma vez que esse material costuma ter muitas páginas, em textos menores é mais fácil de aplicar as normas da ABNT. Se o professor pedir uma redação que siga às normas, por exemplo, o mais importante é começar pelas regras associadas às margens, sendo que a superior e a esquerda devem ser de três centímetros e a inferior e direita devem ser de dois centímetros.

3

Quanto à primeira linha de um novo parágrafo, as normas ABNT em um trabalho pedem que seja de 1,5 centímetros da margem. Além disso, o parágrafo depois de um título ou subtítulo deve começar com dois espaços, o que é feito teclando Enter duas vezes. Já o espaçamento entre as linhas tem que ser de 1,5 centímetros ao longo do texto, a não ser quando surgem citações, as quais seguem outra regra. A respeito da fonte escolhida, pode ser Times New Roman ou Arial no tamanho 14 para títulos e subtítulos e a mesma fonte, mas com tamanho 12 para o restante do texto.

4

Citações, rodapés, capítulos e outros elementos que são normalizados pela ABNT são exigidos, geralmente, em dissertações, monografias e teses de final de curso. Para saber quais são todas essas regras é possível consultar os livros especializados nas normas e mesmo na internet, em sites especializados. Resumidamente, pode-se dizer que novos capítulos precisam iniciar em uma nova página e as notas de rodapés devem ficar no rodapé, as quais são usadas para dar uma explicação extra a respeito de um termo usado ao longo do texto.

Imagem: manuscriptcritique.com
5

Em trabalhos acadêmicos é preciso ainda criar toda uma estrutura para apresentar o texto em si. Dessa forma, a ABNT regulamenta que deve haver capa, folha de rosto, ficha de aprovação, errata e a dedicatória, agradecimento e epígrafe – essas três últimas são opcionais.

Na sequência, é necessário aparecer o resumo e a palavras-chave e, quando apropriado, abstract e keywords, ou seja, resumo e palavras-chave em inglês. Por fim, lista de tabelas, abreviaturas, siglas e tabelas, quando necessários e, fechando, o sumário com o número da página onde inicia cada item.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar as normas ABNT em um trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.