Partilhar

Como usar a técnica Pomodoro

Por Alana Martins. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar a técnica Pomodoro
Imagem: hypescience.com

A técnica pomodoro foi elaborada ajudar quem não consegue se organizar e executar suas tarefas. É um mecanismo de gestão de tempo, que faz com que você seja capaz de executar várias tarefas sem se sentir com a cabeça pesada no final do dia. Se você quer saber mais sobre como usar a técnica de pomodoro, esse post de UmComo.com.br foi feito para você!

Como aplicar no meu dia a dia?

Bem, em primeiro lugar faça uma lista com todas as tarefas que precisa executar durante o dia.

Depois as separe em tempos de 25 minutos para você executá-las de forma focada e 5 minutos para uma pausa entre cada tarefa.

A cada 4 pomodoros, ou seja, a cada 4 grupinhos de 25 minutos, faça uma pausa maior, de 15 minutos por exemplo.

Nada de parar o que esta fazendo e começar outra coisa durante um pomodoro. Cumpra sua lista e faça cada tarefa de acordo com a sequência que você estipulou.

Dessa forma você vai fazer o seu rendimento aumentar. Para ter certeza de ficar focado 25 minutos, coloque o celular para despertar...assim você não corre o risco de se empolgar com algo e esquecer de dar a pausinha.

O passo mais importante que você tem que tomar para que essa técnica dê certo é colocá-la no papel. Você não pode deixar sua lista de pomodoros só na mente pois será muito fácil esquecê-las ou não cumpri-las.

Faça uma planilha e anote tudo. No final do cumprimento de cada tarefa dê um “ok” em cada tarefa.

Adicionais na técnica pomodoro

Faça exercícios físicos: Para complementar a técnica, você pode nos períodos de descanso fazer atividades físicas, como exercícios aeróbicos. Além de você perder aquelas gordurinhas, você ainda vai conseguir fazer todas as tuas tarefas do dia.

Areje os pensamentos: Outra dica é você dar uma volta, olhar a rua... Se fica muito tempo sentado durante suas atividades uma boa forma de arejar os pensamentos é dando uma volta. Isso fará com que você se estresse menos

Toque um instrumento: durante os 5 minutos de pausa entre os pomodoros você pode sim começar a tocar um instrumento. A música é ótima para relaxar e trazer equilíbrio entre a mente e o corpo.

Tire um dia de folga: nada em excesso é bom. Se puder, durante o final de semana procure relaxar, ou crie uma lista menor de pomodoros, assim você evita o estresse que pode vir a te desmotivar.

Não caia na besteira de querer fazer tudo ao mesmo tempo, se organize, e planeje sua vida da melhor forma possível, assim você vai conseguir um melhor rendimento, e por conseqüência vai realizar um trabalho ainda melhor.

Dicas finais

A técnica pomodoro já ajudou muita gente a reorganizar a vida e a alcançar muitas metas. O ponto negativo é que se você não conseguir alcançar suas metas diárias pode ficar um pouco triste, porém para que isso não aconteça é importante que você crie metas que possam ser cumpridas. Separe essas metas por etapas para que seja possível dividi-las em pomodoros.

Agora você já sabe como usar a técnica de pomodoro para ter um maior rendimento do seu dia a dia! Se você conhece alguma outra técnica para render mais, conte-nos nos comentários.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a técnica Pomodoro, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como usar a técnica Pomodoro

1 comentário
Izabel Porto
Excelente texto,vou verificar a eficácia! sds.,
Editor umComo.com.br
Oi Izabel! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário :)

Como usar a técnica Pomodoro
Imagem: hypescience.com
Como usar a técnica Pomodoro

Voltar ao topo da página