Como tratar dermatite de fralda em bebê

Como tratar dermatite de fralda em bebê

Quando um bebê tem dermatite de fralda ou assadura por fralda, notará que está um pouco incomodado e irritado, mas caso não apresente bolhas nem febre não é preocupante. A pele dos bebês é muito delicada, por isso devemos mantê-la sempre limpa e seca. A higiene é fundamental para conseguir que a pele se mantenha protegida, mas algumas vezes, devido a fatores externos ou por uma resposta própria do sistema, ela irrita. Para estes casos, de seguida em umComo vamos explicar como tratar dermatite de fralda em bebê.

Passos a seguir:
1

A pele do bebê é muito sensível e por isso devemos cuidar dela com carinho. Cada vez que trocar a fralda do seu bebê, lave ele com água e sabão especial para peles delicadas, ao invés de usar apenas uma toalhita íntima; principalmente a zona genital. Desta forma, manterá a zona mais limpa e fresca.

Se tiver dúvidas na hora de limpar os genitais do bebê, confira as dicas do nosso artigo.

2

Quando for secar o bumbum do seu bebê, faça-o com cuidado. Não esfregue a toalha, ao invés disso dê leves pancadinhas para eliminar a umidade e não se esqueça de secar as dobras que se formam nas virilhas. No nosso artigo poderá encontrar mais informação sobre como limpar as dobrinhas do bebê.

3

Existem à venda cremes protetores muito úteis, que ao aplicar sobre o bumbum do bebê isolam e o protegem de uma possível dermatite causada pela fralda. Peça em sua farmácia um creme especialmente indicado para este objetivo; eles costumam ser muito úteis porque contêm como ingrediente principal o petrolato, que os torna bem pastosos e fáceis de aplicar sobre a pele do bebê.

4

Para evitar a dermatite de fralda, deverá se certificar que a fralda que colocar não fica demasiado apertada, pois isso faz o bebê suar e pode causar uma dermatite. Nestes casos, convém em primeiro lugar deixar a fralda um pouco mais solta para que a pele respire e, se isso não funcionar, deverá experimentar outra marca de fraldas.

5

Muitas vezes a dermatite de fralda é causada porque o bebê tem o bumbum úmido, portanto, seja especialmente cuidadoso e tente trocar a fralda com muita mais frequência. Para além disso, é importante que lave sempre as mãos depois da troca de fraldas, isso vai ajudar a prevenir que algum fungo ou bactéria contagie outra parte do corpo.

6

Lembre-se que enquanto seu bebê estiver contente não se deve preocupar, mas se estiver irritado ou encontrar bolhas ou fungos no seu bumbum, vá de imediato ao seu pediatra. Um especialista é a pessoa mais indicada para ajudar você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar dermatite de fralda em bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.