Como tratar de um mitomaníaco

Como tratar de um mitomaníaco

A mitomania caracteriza-se por uma necessidade incontrolável de mentir diante de qualquer situação. Os mitomaníacos distorcem a realidade sem medir as consequências de suas mentiras; deste modo costumam ter grandes problemas no âmbito familiar, do trabalho e, em casos extremos, a nível legal. A seguir apresentaremos, como tratar de um mitomaníaco.

Passos a seguir:
1

Consulte um especialista. O tratamento para a mitomania implica indagar sobre vários aspectos da personalidade que estimulam e favorecem a necessidade de ter este tipo de conduta. É frequente que o mitomaníaco não queira ir por conta própria à consulta, mas que seja algum familiar quem tome a iniciativa.

2

Falar a respeito da situação. É muito importante que o mitomaníaco se sinta acompanhado neste processo e que possa expressar seus sentimentos a respeito de sua situação. Dar apoio e proteção é a base para sua recuperação.

3

Trabalhar a autoestima. Os mitomaníacos tendem a ter uma autoestima baixa que os leva à necessidade de distorcer a realidade. Por este motivo, trabalhar a autoestima torna-se fundamental nestes casos.

4

Realismo. Quando temos certeza de que um mitomaníaco está distorcendo a realidade é necessário retificar o que ele está dizendo e contar o acontecimento tal como sucedeu. Desta maneira, aos poucos estimulamos que suas histórias remetam a fatos reais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar de um mitomaníaco, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.