Como transformar quilômetros em milhas

Como transformar quilômetros em milhas

Você tem o valor de uma distância em quilômetros e precisa de o transformar em milhas? A verdade é que se trata de uma conversão muito comum, pelo fato de que nem todos os países utilizam a mesma unidade de comprimento ao medir distâncias, apesar de existir um sistema métrico internacional. Deste modo, em umComo.com.br queremos facilitar-lhe esta tarefa e por isso vamos explicar em detalhe como transformar quilômetros em milhas.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você precisará para fazer a conversão de quilômetros (km) para milhas (mi) será conhecer ou medir a distância que lhe interessa. Deste modo, precisará de um valor em quilômetros que depois converterá em milhas.

Para deixar mais claro o procedimento, vamos tomar um exemplo e vamos supor que queremos calcular quantas milhas são 8,5 km.

2

Deste modo, vamos precisar de saber a quanto equivale uma milha em quilômetros para poder fazer a conversão e a resposta é: uma milha equivale a 1,609 quilômetros. Assim, agora que conhecemos a paridade, será necessário dividir a distância em quilômetros por 1,609 que será o valor da equivalência.

No caso do nosso exemplo, temos de fazer a divisão:

8,5 / 1,609 = 5,2827 mi.

Deste modo, podemos determinar que o resultado da operação será a conversão de quilômetros em milhas, ou seja, 8,5 km equivalerão a 5,2827 milhas.

3

Caso lhe interesse especificar o resultado final da conversão de unidades de comprimento com menos decimais dos obtidos na operação matemática, será necessário arredondar o valor de acordo com o valor do decimal posterior. Se for menor que cinco, deverá mantê-lo igual; enquanto que se for igual ou maior que cinco, deverá arredondar para cima.

Se seguirmos com o exemplo e supusermos que só precisamos de dois decimais ao invés de quatro, vemos que o terceiro decimal é inferior a cinco e, portanto, não deveremos modificar o segundo decimal. Por isso, podemos arredondar o nosso resultado para 5,28 milhas.

Dica: Acesse também esse artigo que explica quanto mede um hectare.

4

Também pode ser muito útil aprender a realizar esta conversão ao contrário, ou seja, passar de milhas para quilômetros. Deste modo, você poderá encontrar o valor de uma distância em milhas para a sua equivalência quilométrica; para isso, deverá seguir os passos que explicamos no nosso artigo sobre como converter milhas em quilômetros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como transformar quilômetros em milhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.