Partilhar

Como trancar a faculdade - dicas úteis!

Por Lucas Baptista. Atualizado: 14 junho 2017
Como trancar a faculdade - dicas úteis!

Não é todo mundo que consegue decidir o que quer da vida logo de cara. Você faz um monte de teste vocacional para saber o que mais combina com você, escolhe algo que mais se identifica, mas ainda assim, não tem aquela certeza absoluta se é essa profissão mesmo que quer seguir e, com a grana curta, não sabe se vale a pena gastar com aquilo. Você ingressa na faculdade mesmo assim, gosta de algumas matérias, de outras não e isso começa a pesar no seu dia a dia. É aí que você começa a pensar seriamente em trancar a sua faculdade e pensar um pouco. Ou até mesmo trocar de curso. A decisão é bem séria e é necessário ter certeza do que se está fazendo, pois isso acarreta em algumas consequências no futuro. Pensando em pessoas que passam por essas situações - e não são poucas -, o umCOMO preparou este artigo de como trancar a faculdade.

Também lhe pode interessar: Como entrar na faculdade privada

Pense bem antes de trancar a faculdade

Na maioria das universidades, é dito que há um procedimento que, quando o aluno decide que quer trancar o curso, sempre haverá apoio e aconselhamento por parte da instituição de ensino. Eles, em teoria, têm obrigação de conversar com o aluno quando ele está inseguro em relação a como escolher uma faculdade e o que quer fazer da vida profissional. Coordenadores se reúnem com o jovem e tentam extrair os motivos do trancamento e aconselham da melhor forma o que o aluno pode fazer.

Como a gente sabe que não é bem assim que funcionam as coisas, é melhor que pense bem dentro de você, com sua família e amigos qual será a melhor decisão. Leve em conta os fatores que estão “encucando” sua cabeça. Veja se está levando a faculdade a sério, se está conseguindo estudar, se as aulas são interessantes, se está sendo produtivo trabalhar e estudar e, uma das coisas mais importantes: a vida financeira. Se não houver jeito, tranque a faculdade, dá para resolver tudo o que tem que pagar e depois voltar a estudar. Não se preocupe com isso de uma maneira absurda. A vida não vai acabar.

Dica: Esse artigo tem as dicas para enfrentar o primeiro ano de faculdade. Dê uma olhada!

Como trancar a faculdade - dicas úteis! - Pense bem antes de trancar a faculdade

Como trancar a faculdade

Depois que você já pensou em tudo o que te afligia, tirou todas as dúvidas necessárias e tomou a decisão, é hora de saber como trancar a faculdade.

Primeiro você vai precisar ir ao campus da universidade e notificar a secretaria. Chegando lá, converse com algum funcionário do local e conte sua decisão. Muito provável que você tenha que enviar uma carta solicitando o trancamento da matrícula. Porém, é possível que o profissional te dê algumas dicas do que fazer, o que é bom na sua decisão e o que é ruim e, como você já decidiu que não vai continuar estudando, peça que o processo continue. Dessa forma, você terá que ir atrás da papelada toda (que não é muita) e sua faculdade começa a ser trancada.

Continue o trancamento

Você já deu andamento no processo todo. Agora é a hora que você assina quase que um contrato. É um termo que mostra que você está ciente do que está fazendo. Feito isso, as disciplinas do curso serão trancadas e a matrícula também. A partir de então, não é mais necessário comparecer à faculdade.

Uma coisa que é importante ressaltar é que só é possível trancar a faculdade se você cursou pelo menos um semestre inteiro do curso. Portanto, é importante se atentar a isso e não tentar trancar faculdade no primeiro semestre.

Dá para voltar a estudar depois

Fica tranquilo se você tá afim de trancar a faculdade e voltar a estudar depois. É normal que você esteja passando por situações difíceis dentro de casa ou na vida mesmo. Há diversos empecilhos para permanecer estudando. Ninguém falou que iria ser fácil, não é mesmo? Pois bem. É possível que você mude de ideia depois de um tempo e destranque a faculdade. Mas, depois de trancar, quanto tempo para voltar? Você terá cerca de dois anos para voltar ao curso. Isso, sem que precise fazer o vestibular novamente e, melhor ainda, volta de onde parou. Caso esse período seja excedido, você terá abandonado o curso e terá de fazer tudo de novo. Claro, vai depender da sua universidade e do acordo que você quiser fazer, mas quase sempre funciona assim. Boa sorte!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trancar a faculdade - dicas úteis!, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como trancar a faculdade - dicas úteis!

Como trancar a faculdade - dicas úteis!
1 de 2
Como trancar a faculdade - dicas úteis!

Voltar ao topo da página