A diversidade na formação

Como tirar apontamentos na universidade

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar apontamentos na universidade
Imagem: elcrisoldeciudadreal.es

Para muitos estudantes os primeiros dias na universidade significam uma mudança muito grande quanto aos métodos de estudo em relação aos que estavam acostumados. Raramente as notas são ditadas, já não há livros de texto para seguir à risca e deve-se saber separar o essencial do supérfluo nas aulas. Por tudo isso, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos sobre como tirar apontamentos na universidade.

Também lhe pode interessar: Como organizar um caderno com apontamentos
Passos a seguir:
1

Situe-se em um bom lugar. Se estiver em uma sala grande, sente-se onde possa escutar bem o docente e ver bem o quadro. Se você se colocar longe demais passará mais tempo perguntando ao colega ao lado o que o professor disse ou deixou de dizer, uma situação que poderia afetar seus apontamentos.

2

Ponha data nos apontamentos de cada aula. Será mais fácil quando você for procurar o que foi dito em aula tal ou qual dia da semana.

3

Se você não contar com um caderno para tirar seus apontamentos na universidade, numere as folhas, principalmente se estiver usando folhas soltas. Nem precisa dizer da dor de cabeça que se pode evitar com uns apontamentos numerados caso se espalhem pelo chão após uma rajada de vento.

4

Boa organização e caligrafia. Se estiver tirando notas a caneta tente, dentro do possível, cuidar da letra mesmo que vá passá-las a limpo depois. Não é algo imprescindível, mas também não seria a primeira vez que ao chegar em casa se dê conta ao tornar a lê-las de que não entende nem sua própria letra. Se o professor for rápido demais e você não quiser perder nenhum detalhe do que ele diz, pode usar abreviaturas e símbolos para alguns termos, em vez de rabiscar palavras ininteligíveis.

5

Símbolos para destacar. É muito comum que alguns professores digam que "isso é pergunta de prova" ou "eu prestaria muita atenção neste assunto por via das dúvidas". Convém anotar todos estes comentários com algum símbolo como sinais de exclamação ou anotações em outra cor, porque estarão dando-nos dicas para o exame, e isto será muito útil na hora de revisar suas anotações da universidade.

6

Passá-las a limpo. Se você anotou à mão, é conveniente passar as anotações no computador, para estudá-las mais confortavelmente. Além disso, enquanto as escreve já está revisando, de modo que não deixa de ser um bom exercício para fixar conhecimentos. Do mesmo modo, se você tomou notas na aula diretamente com um computador, também pode polir e melhorar a redação, organizar parágrafos, acrescentar novos conceitos, etc. E muito importante, uma vez que as tiver passado a limpo, resumir os conceitos ao máximo e fazer esquemas.

7

Tirar as dúvidas. Não fique com vontade de resolver suas dúvidas por vergonha de falar em público ou de dirigir-se ao professor após a aula. Às vezes entender ou não entender um conceito-chave é a diferença entre compreender um tema completo ou reprovar um exame.

8

Pastas e arquivos. Organize seus apontamentos da universidade o melhor que puder, seja com arquivos ou pastas. Melhor fazê-las em folhas soltas que depois possa ir organizando à vontade, mais do que em cadernos onde vai anotando todas as matérias. Uma boa organização economiza seu tempo e seu esforço, e faz com que estudar seja mais fácil para você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar apontamentos na universidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: elcrisoldeciudadreal.es
Como tirar apontamentos na universidade