Partilhar

Como ter um bom papo

Por Ana Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ter um bom papo
Imagem: mensagenscomamor.com

Um bom papo é fundamental para que você conquiste novas amizades e mantenha por perto as antigas. Quantas vezes você já se deparou com uma situação desconcertante em que o silêncio dominou o ambiente em que você estava com outras pessoas? É ruim estar com alguém e não saber o que dizer, que assunto puxar. Continue a leitura deste artigo de umComo e tenha alguns tópicos na manga para tratar quando determinado assunto já estiver sido encerrado e continue com uma conversa descontraída e informal.

Também lhe pode interessar: Como identificar um falso amigo
Passos a seguir:
1

Considere o meio ao seu redor - os temas atuais do seu país, da sua cidade ou da sua rua poderão ser ótimos iniciadores de conversas. Mas, é para puxar assuntos realmente interessantes para ambos, e não fazer fofoca. Falar sobre a situação política do país, por exemplo, sem nunca menosprezar ou denegrir o partido político da outra pessoa. Seja imparcial.

2

Fale sobre si mesmo - e deixe a outra pessoa falar sobre ela. Fale sobre suas origens, sobre os lugares que já visitou, de como foi sua infância, etc.. Com certeza, não faltará assunto e emendas para que a conversa flua naturalmente. Mas, evite assuntos desconfortantes para a outra pessoa e não conte nada muito íntimo, caso esteja acabando de conhecê-la. E procure saber mais sobre ela também.

3

Se encontrar alguém não vê há algum tempo, pergunte como estão as coisas, se o emprego continua o mesmo, se têm visto alguns amigos em comum, se tem previsão de viagem ou de algo que possam fazer juntos, reunindo toda a galera. Assim, irão se lembrar de histórias incríveis sobre o tempo em que passaram juntos.

Como ter um bom papo - Passo 3
Imagem: emmo.com.br
4

Evite constrangimentos - é sempre bom evitar assuntos polêmicos, como religião, sexualidade, situação financeira, problemas familiares, principalmente se você não tiver muita intimidade com a pessoa.

5

Converse sobre seus interesses e seus passatempos - deixe a conversa fluir sobre esportes que vocês praticam, livros ou autores da preferência de vocês, filmes, músicas, animais que mais gostam. Procure conhecer a outra pessoa. E demonstre interesse nisso.

6

Fale sobre seu trabalho - o que faz ou em que pretende trabalhar. Mas, não se apresente como se estivesse em uma entrevista de emprego e nem converse com a outra pessoa como se você fosse um entrevistador.

7

Fale sobre alimentação - todo mundo gosta de comer, mesmo aquelas pessoas que se negam a aceitar isso. Então, essa é uma temática sempre atual. Saiba a comida que o outro gosta, mas sem entrar no assunto peso. Nada de dizer que a pessoa está mais gorda do que da última vez que se encontraram, principalmente se a outra pessoa for do sexo feminino.

8

Prolongue a conversa - se mantiverem um tom leve e agradável, a conversa vai fluir naturalmente. Vez ou outra, você terá que forçar um novo diálogo, mas quanto maior for a convivência de vocês, mais fácil será de manter o equilíbrio do diálogo. E saiba que é natural a conversa ter um fim. Vocês se silenciarem por um tempo e voltarem a conversar. Não ache que você é um idiota por isso. O silêncio fará com que vocês analisem a situação e o outro e, certamente, fará com que encontrem mais assuntos para a conversação.

9

Encontre pontos em comum - a ideia de uma conversa, além da escuta atenciosa e sem julgamentos, é encontrar algo em comum que vocês tenham. Enquanto a outra pessoa fala, você vai lembrar de uma situação parecida que você vivenciou. Não tenha vergonha de falar a respeito. Não deixe a outra pessoa falando sozinha. Vocês estão tendo um diálogo e não um monólogo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter um bom papo, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Escrever comentário sobre Como ter um bom papo

Como ter um bom papo
Imagem: mensagenscomamor.com
Imagem: emmo.com.br
1 de 2
Como ter um bom papo

Voltar ao topo da página