Como surgiu o frevo

Como surgiu o frevo

Frevo é a palavra que representa uma ritmo típico de Pernambuco que acabou se transformando em estilo de dança. Consiste em uma mescla de maxixe com passos de ballet e capoeira e um compasso acelerado tocado por uma banda.

Originalmente o frevo não tinha letra e era só instrumental, mas com o tempo foram surgindo variações e lindos frevos também cantados. Esse ritmo é uma das mais fortes representações da cultura e do carnaval pernambucano. Em 2012 o frevo foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Se você ficou curioso pela história desse ritmo o umCOMO te conta agora como surgiu o frevo.

A origem do frevo

Os primeiros registros do frevo estão entre o fim do século 19 em jornais antigos de Recife. Ele já nasceu dentro do Carnaval, de acordo com os documentos, o frevo foi criado por compositores de música ligeira, exclusiva para o Carnaval. O ritmo caiu no gosto dos foliões e então ganhou algum "ajustes" que são hoje as características marcantes dessa cadência como um compasso mais marcado e um ritmo ainda mais acelerado

Com a consagração do ritmo então nasceu a dança. De acordo com pesquisas, nos antigos desfiles de carnavais os capoeiristas ficavam a frente dos blocos para conter o fervor dos foliões e em determinado momento abriam caminho para a banda passar pela multidão. Assim, os movimentos de capoeira se incorporaram à dança.

A sombrinha, tão tradicional no figurino também veio junto com os passos de capoeira. Historiadores afirmam que os lutadores de capoeira usavam o guarda-chuva para frear as pessoas que energicamente tentavam transpassar as barreiras dos blocos.

E é também desse fervor que surgiu o temo "frevo", origina-se da expressão "ferver". Há quem associe a palavra com os movimentos da dança que simulam uma superfície de água fervendo embaixo dos pés dos dançarinos que não param de pular. O primeiro registro do termo frevo está em uma página de jornal datada de 1908.

Em 1930 o ritmo do frevo foi categorizado em 3 ritmos diferente:

  • Frevo de Rua: música totalmente instrumental para dançar.
  • Frevo de Bloco: vem das serenatas que eram feitas no Carnaval e tem arranjos de violões, bajo e cavaquinho.
  • Frevo-Canção: tem partes instrumentais e trechos cantados. Lembra um pouco as marchinhas cariocas.
Imagem: interne.com.br

O frevo como dança

O frevo como estilo de dança faz uma junção de maxixe, passos de ballet, capoeira e cossacos. O que comprova a complexidade dos movimentos. Dançar frevo a risca pede força, agilidade e alongamento, visto que alguns movimentos requerem flexões de joelhos super baixas e saltos altos.

Oficialmente já estão catalogados cerca de 120 passos de frevo. Mas como bom ritmo carnavalesco, a improvisação é mais do que bem vinda para esse tipo de dança. Praticar frevo mistura passos difíceis e ensaiados com outros improvisados que se ajustam bem à musicalidade e energia do momento.

Curiosidades sobre o frevo

  • O frevo é um ritmo típico do Carnaval pernambucano. O Carnaval de Olinda é sua expressão máxima.
  • 14 de setembro é o Dia Nacional do Frevo.
  • A música "Vassourinhas", principal símbolo do frevo, foi composta em 1907 por Matias da Rocha e Joana Batista. Mas ficou ainda mais popular quando foi adaptada para o jingle político "Varre, varrem vassourinha" do presidente Jânio Quadros em 1960.
  • O Galo da Madrugada, já entrou para o livro dos recordes como o maior bloco de carnaval do mundo. Ele nasceu em 1978 com o objetivo de resgatar a cultura do frevo.
  • Os passos mais famosos do frevo têm os nomes de: Locomotiva, Dobradiça, Fogareiro, Capoeira, Tesoura, Mola, Ferrolho e Parafuso.

Veja também: Os melhores blocos do Carnaval de Olinda e Recife

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiu o frevo, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.