Partilhar

Como superar um divórcio

Por Sara Viega. Atualizado: 2 julho 2018
Como superar um divórcio

Muitas pessoas passam por um divórcio ao longo das suas vidas, é triste reconhecer e admitir que o amor acaba e o que achava que era para sempre, terminou. Um divórcio causa muitos sentimentos negativos como dor, frustração e tristeza, mas sejam os motivos que forem, se se está separando de uma pessoa que foi muito importante, que amou profundamente e com a qual teve filhos é sempre um processo difícil. Neste artigo de umComo.com.br, ajudamos você a enfrentar esta situação mostrando os melhores conselhos para saber como superar um divórcio.

Também lhe pode interessar: Como pedir o divórcio
Passos a seguir:
1

Para superar o divórcio tem que seguir alguns dos conselhos que vamos dar, já que ajudarão você a enfrentar a situação e a superá-la. Antes de mais, não se deve comparar com os outros, cada relação é diferente e cada situação é diferente. As circunstâncias afetam de forma muito diversa, por isso evite cair nas comparações porque não servirão de nada mais que para angustiar você e não sair do buraco.

Outro bom conselho que deve aplicar é pensar positivo. Pense no que vai levar de benéfico e proveitoso dessa situação, cada dia ao acordar e ir dormir reconheça em voz alta algo bom e positivo da sua vida atual. Certamente tem alguma coisa pelo qual se pode alegrar.

Como superar um divórcio - Passo 1
2

Para superar um divórcio e conseguir seguir em frente, deve procurar atividades e relacionar-se com pessoas que ajudem você a construir uma nova identidade. Todo mundo pode começar de zero, e é essa capacidade para se reinventar que permitirá a você superar sua separação. A felicidade é possível e depende de tomar boas decisões que ajudem você a avançar. Também é muito recomendável que não se isole nos momentos difíceis, procure o apoio da sua família, dos seus amigos, e inclusive dos seus filhos, de pessoas que respeitem, escutem e compreendam você.

3

Se teve filhos como resultado de um casamento, terá que ser forte também por eles. Procure a informação necessária para os ajudar porque talvez não compreendam o porquê da situação, dedique o tempo que for preciso para explicar tudo para que entendam o que aconteceu e que apesar de tudo, têm tanto um pai como uma mãe.

Outra das estratégias que serão de ajuda é cuidar de si mesmo; coma bem, faça exercício, durma, etc., faça o que for necessário para que seu corpo esteja saudável, e sua alma também o notará.

Como superar um divórcio - Passo 3
4

Não comece uma relação de imediato, espere estar recuperado, deixe que suas feridas se curem e recupere seu equilíbrio. Ainda que seja tentadora a ideia de começar a sair com alguém que faça você se sentir bem, o que deve fazer é aumentar seu amor próprio, amar-se como nunca ninguém o fará, não centre sua autoestima em um novo parceiro. Para superar um divórcio, dedique tempo a atividades que façam você se sentir feliz, assim o processo será mais suportável.

Como superar um divórcio - Passo 4
5

Deve dar tempo para sua dor pessoal e tomar consciência de todas suas emoções, sejam as que forem. Pode ser que sinta culpa, raiva, solidão, tristeza..., deixe que tudo flua e sinta, não há nada de mal nisso. A forma de se libertar é reconhecer abertamente tudo o que sente e deixar que se afastem de você. E por último, encontre sua paz, seu bem-estar, perdoe seu parceiro e também a você. Não se pode viver com rancor, esta não é uma forma de seguir em frente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar um divórcio, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário sobre Como superar um divórcio

Como superar um divórcio
1 de 4
Como superar um divórcio

Voltar ao topo da página