Como ser um bom amigo

Como ser um bom amigo

Por que há amizades que duram toda a vida e outras que desaparecem com o tempo? Simplesmente porque as bases sobre as quais construímos uma verdadeira amizade não podem ser destruídas tão facilmente, isto faz com que possamos manter os laços sem importar a passagem do tempo ou a distância. Um amigo não é alguém com quem só compartilhamos risos, festas ou momentos divertidos, mas alguém com quem podemos contar a todo o momento, para o bem e para o mal, para as alegrias e também para os momentos difíceis. É alguém que amamos, respeitamos e valorizamos como se fosse da nossa própria família. Mas como conseguir criar esse vínculo? Em umComo.com.br explicamos a você como ser um bom amigo e construir relações que durem no tempo.

Passos a seguir:
1

Converta-se em alguém em quem se possa confiar, alguém que jamais trairia ou contaria qualquer intimidade de um amigo. A confiança é a base de qualquer relação humana estável e perdurável no tempo, por isso deve fazer o seu amigo saber que estará ali sempre, que está disposto a escutar e que tudo o que possa contar, estará a salvo com você.

Seja tão discreto e leal com seus amigos como gostaria que fossem com você.

2

Se quer ser um bom amigo então aprenda a escutar. Ainda que seja muito divertido contar as nossas aventuras ou experiências, ouvir os outros também é importante para estabelecer uma relação de amizade verdadeira e forte. Não se trata apenas de sermos nós o centro das atenções, ou de esperar os conselhos dos outros sem ser, por outro lado, um bom ouvinte, as relações humanas se baseiam na troca e para sermos escutados devemos também aprender a ouvir.

3

Construir uma amizade apenas baseando-nos na diversão, nas festas, nos risos e nos bons momentos é muito fácil. O difícil é estar também ali quando a outra pessoa não estiver bem, por isso se você quer ser um bom amigo, deve se manter disponível para os momentos bons e também para os maus.

Tente estar perto de qualquer forma quando souber que seu amigo precisa de você, mostre-lhe o seu apoio, anime-o e ajude-o a superar aquilo que lhe causa mal-estar. Lembre-se que se semeia uma boa e sincera relação, mais para a frente, quando você precisar, poderá contar também com essa pessoa.

4

Nunca fale pelas costas de seus amigos, se tem algo importante a dizer, diga na cara. A sinceridade é muito importante em uma amizade saudável, por isso nada melhor que se preparar e dizer a essa pessoa que está equivocada, que não fez algo certo ou fez algo que lhe feriu ou incomodou, em vez de contar para todo mundo menos a quem corresponde.

É verdade que sermos sinceros com nossos amigos nem sempre é fácil, mas a boa comunicação é fundamental nas relações humanas, e certamente que quando você erra, gostaria que alguém que você gosta seja honesto com você.

5

Demonstre o quanto você se importa com a amizade com simples gestos. Para ser um bom amigo é importante não esquecer dos pequenos detalhes que alimentam a relação, dizer eu te amo de vez em quando, estar presente quando precisam de você, lembrar de um aniversário ou de uma data especial, estar atento a essa pessoa quando precisa de algo ou quando atravessa um momento importante.

Se o seu amigo contar algo para você, é porque lhe interessa ouvir a sua opinião e contar com seu apoio, por isso, não se esqueça desses pequenos detalhes que podem reforçar muito a relação.

6

Somos humanos e erramos constantemente, por isso aprenda a se desculpar quando errar se quer garantir uma amizade duradoura. Se algum dia disse ou fez algo indevido, não hesite em pedir perdão e aparar as arestas que essa situação tenha podido originar.

Todos cometemos erros, o importante é saber corrigi-los.

7

Se gosta que desculpem seus erros, então também deve saber perdoar quando seu amigo erra. Ser um bom amigo também implica ter tolerância, paciência e entendimento para compreender que o outro pode cometer erros como você, mas que isso não significa que a amizade não tenha valor ou que a sua companhia não importe.

Avalie a situação e aceite o perdão quando sabe que se trata de um bom amigo.

8

Não podemos forçar as outras pessoas a mudarem, não devemos criticá-las até fazer que se sintam mal, nem jogar na cara o tempo todo os seus defeitos. Os verdadeiros amigos não fazem essas coisas, por isso respeite o seu amigo e trate-o como gostaria de ser tratado, verá que deste modo a amizade durará para sempre.

Nunca force a relação, respeite a sua vida pessoal e suas decisões e não critique constantemente as suas ações. A amizade nos converte em família, mas somos indivíduos com gostos pessoais e todos merecemos ser aceites e não criticados a todo o momento.

9

Para ser um bom amigo é importante dedicar tempo às suas amizades. Não importa a distância ou quão ocupados possam estar, é necessário que tenha um momento para escutar o outro e compartilhar. Se não podem se ver ou sair, então não hesite em dar um telefonema, em contatá-lo pelas redes sociais, em criar a aproximação através de outras vias.

As pessoas que são fiéis com suas amizades não as abandonam por um parceiro, por outras relações ou devido à distância. As nossas vidas mudam constantemente, mas se nos importamos com alguém, devemos encontrar o momento para dar o lugar e o tempo que merece.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser um bom amigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.