Como ser mais criativo

Como ser mais criativo

Apesar de muita gente achar que a criatividade é uma característica inata que nasce ou não nasce com a gente, a verdade é que ser criativo é uma habilidade que pode ser desenvolvida todos os dias. Existem alguns hábitos que você pode adicionar na sua rotina para que você enxergue o mundo de uma maneira diferente e consiga pensar fora da caixinha na hora de criar coisas novas.

Mas se você está pensando em como ser criativo no trabalho, na escola ou em qualquer outro contexto específico, este texto é perfeito para você. Nós do umCOMO preparamos um conteúdo recheado de dicas para desenvolver sua criatividade nas mais diversas situações. Seja em produções artísticas como desenho e escrita, seja em atividades mais práticas, como um esporte, temos sugestões para todos os gostos. Continue com a gente para saber mais!

Como ser mais criativo no design

O design é uma das áreas de trabalho que mais exige criatividade no dia a dia. Afinal, não é nada fácil ter sempre novas ideias para layouts, logotipos, animações, infográficos, entre tantas outras peças com as quais o designer precisa lidar no dia a dia. A seguir, confira algumas dicas de como ser mais criativo no design:

  • Desafie-se: pode ser difícil seguir essa dica considerando os prazos curtos que os designers têm para trabalhar. Ainda sim, experimente se desafiar e fazer coisas novas no dia a dia caso tenha prazo suficiente para isso.
  • Tenha referências: acompanhar o trabalho de outros designers, estar constantemente se aprimorando e pesquisando coisas novas é outro elemento essencial para manter a mente fresca e despertar a criatividade.
  • Fuja do óbvio: no dia a dia, pode ser mais confortável se ater ao básico para ter entregas mais rápidas, mas a verdade é que você só vai conseguir ser mais criativo quando tirar tempo para pensar em artes que fujam do óbvio. Se permita viajar o mais longe possível nas ideias antes de decidir um caminho a seguir.

Como ser mais criativo no trabalho

No mercado de trabalho atual, são muitas as competências exigidas dos profissionais. Mas a criatividade com certeza está entre as habilidades que mais tem sido cobradas pelas empresas nos últimos anos. Para quem já está acostumado a fazer o mesmo trabalho mecanicamente há muitos anos, ser criativo pode parecer impossível. Estamos aqui para te mostrar que não! Confira como:

  • Seja questionador: "O maior inimigo da criatividade é o bom senso". A frase de Pablo Picasso se aplica no contexto de trabalho, quando muitos gestores tem medo de arriscar e preferem seguir o óbvio. Para se tornar criativo, é preciso questionar esses padrões e buscar possibilidades de melhoria.
  • Seja aberto a novas ideias: a criatividade pode - e deve ser - um trabalho em equipe. Por isso, estar aberto a ouvir ideias diferentes de pessoas do seu time pode te ajudar a refrescar a mente e pensar em novas propostas criativas.
  • Esteja de olho em outras empresas: buscar cases de sucesso de outras empresas pode ser uma ótima forma de se inspirar e pensar como adaptar determinadas soluções inovadoras para o seu mercado.

Leia também: Cores que estimulam a criatividade

Como ser mais criativo para desenhar

O desenho é uma arte como nenhuma outra. Para quem gosta de desenhar, pode ser extremamente relaxante passar horas com a ponta do lápis pregada no papel, criando contornos e formas novas. Mas se você sente que sempre faz o mesmo tipo de desenho e precisa de um empurrãozinho para ser mais criativo, anote as nossas sugestões:

  • Busque outros artistas: tenha referências de outros desenhistas que utilizam estilos que você gosta. Seja consumindo o trabalho deles pessoalmente ou nas redes sociais, estar sempre em contato com outros formatos estimula a mente a trabalhar mais e melhor.
  • Não reprima suas ideias: quando estamos desenhando, é comum que tentemos reprimir ideias que vem à mente por acharmos que elas não ficarão boas o suficiente. Para deixar a criatividade fluir, tente não se restringir de nenhuma forma. Se permita desenhar o que vier à cabeça. Você vai ver: o resultado pode ser muito melhor do que você estava esperando.

Como ser mais criativo para escrever

Saber escrever também não é uma habilidade inata, sabia? As pessoas desenvolvem a escrita ao longo da vida e a melhor maneira de fazer isso é praticando. O mesmo vale para entender como ser mais criativo para escrever. Se quer evoluir sua escrita e criar histórias mais criativas e envolventes, siga os passos abaixo:

  • Leia muito: essa é a dica básica para qualquer um que quer aprimorar a escrita criativa. Tenha referências do que outros autores estão fazendo e busque inspirações para adaptar e incluir no seu trabalho de forma original.
  • Amplie sua rede de conhecimento: tenha um repertório cheio de referências das mais diversas áreas. Pode parecer que não, mas saber o básico sobre várias áreas do conhecimento pode ser uma mão na roda na hora de escrever. Afinal, dessa forma você adquire mais bagagem e pode usar referências mais criativas no seu texto - através de metáforas com conceitos de outras áreas por exemplo, por exemplo.

Como ser mais criativo no futebol

Como ser mais criativo no futebol? É possível? Sim, claro que é! Mesmo os jogadores profissionais têm vícios na hora de jogar, isto é, formas que eles já estão acostumados a jogar e que reproduzem porque sabem que funciona. Mas para ganhar o jogo, muitas vezes é necessário uma boa dose de criatividade e audácia para fazer uma jogada que o oponente não estava esperando.

A principal dica nesse caso é ampliar o seu conhecimento de jogo. Quanto mais você souber sobre o seu oponente, suas táticas de jogo e as regras do próprio esporte, mais rápido você poderá raciocinar ao se deparar com uma situação desafiadora em campo. Sendo assim, fica mais fácil de tomar uma decisão menos óbvia e surpreender a todos com a sua criatividade.

Como ser mais criativo na escola

Quando o assunto é ser mais criativo na escola, existem muitas atitudes que os professores e outros profissionais da educação podem tomar para estimular essa habilidade nas crianças e adolescentes. Em geral, cabe a esses profissionais incentivar os alunos a utilizar a imaginação para buscar soluções alternativas para problemas. É possível fazer isso de diversas maneiras, como:

  • Brincadeiras sensoriais
  • Educação artística
  • Jogos
  • Estímulo à leitura e à escrita

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado à responder a pergunta como ser mais criativo. Se você tem interesse por temas relacionados ao desenvolvimento pessoal, confira também: Como ser mais tolerante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mais criativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Bibliografia
  • HUBSPOT. How to be creative when you're not naturally creative. Disponível em: <https://blog.hubspot.com/marketing/creativity-tips> Acesso em: 29 de junho de 2022
  • PENGUIN. How to find the inspiration to become a more creative person. Disponível em: <https://www.penguin.co.uk/articles/2018/how-to-be-more-creative-anthony-burrill.html> Acesso em: 29 de junho de 2022
  • THE NEW YORK TIMES. How to be creative. Disponível em: <https://www.nytimes.com/guides/year-of-living-better/how-to-be-creative> Acesso em: 29 de junho de 2022