Como ser inteligente

Como ser inteligente
Imagem: interventionservicesinc.com

A inteligência é uma grande virtude que está relacionada com a lógica, o raciocínio e a toma de decisões acertadas, quando se refere à inteligência emocional. Uma pessoa é chamada de inteligente quando supera as dificuldades que lhe são propostas, seja na escola fazendo cálculos matemáticos e respondendo acertadamente às questões do professor, ou na vida profissional quando consegue encontrar soluções que a tornam bem sucedida. O ser ou não ser inteligente está relacionado com a forma como estimulamos o nosso cérebro, pondo a trabalhar as suas células, chamadas neurônios, e também depende um pouco na genética. Não há nenhuma fórmula que o torne inteligente da noite para o dia, no entanto neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe algumas dicas de como ser inteligente que o poderão ajudar muito.

Passos a seguir:
1

O primeiro passo pelo qual deve começar é esforçar-se por levar uma vida saudável. Para pensar com claridade e de forma inteligente é necessário que tenha suas horas de sono em dia, que durma sonos reparadores, que não viva estressado, poderá até praticar meditação, e que se alimente corretamente- veja neste artigo quais os alimentos que ajudam a melhorar a memória.

Imagem: portaldasideias.org
2

A inteligência está em muito relacionado com a memória, a capacidade que você tem de se lembrar de coisas importantes. Dessa forma, para se tornar mais inteligente pratique exercícios para melhorar a memória e jogue jogos relacionados com memória e estratégia, como o xadrez, desta forma estará estimulando seu cérebro de forma divertida.

3

Mesmo que não seja muito fã de matemática, esforce-se por solucionar problemas matemáticos e quebra cabeças de diferentes níveis, como equações e Sudoku. Este tipo de exercícios irá estimular o raciocínio e a concentração, produzir mais neurônios e fazer com que se torne mais inteligente gradualmente.

Imagem: assuntodavez.com.br
4

Interesse-se por vários temas e faça questão de pesquisar acerca deles, de forma a aprender cada vez mais. E este é um processo cíclico: quanto mais você aprende, mais vontade tem de aprender, e assim irá acumular bastante informação acerca de vários assuntos, tornando-se assim mais sábio, o que também pode ser um sinônimo de inteligente, e capaz de assimilar informações com mais facilidade e rapidez.

Imagem: oestadorj.com.br
5

Aprender línguas estrangeiras também é uma boa sugestão que o fará ficar mais inteligente. A razão é que aprender uma nova língua é um desafio que estimula a memorização e raciocínio, obriga-nos a fazer um esforço para estabelecer uma lógica entre as palavras novas e aquelas que já conhecemos e a utilizar esse conhecimento para construir frases e diálogos.

Imagem: intercambioaz.com.br
6

Além destas dicas, para ser mais inteligente aconselhamos também que saia de sua "zona de conforto" e viaje, conheça pessoas novas, fale com pessoas inteligentes, leia acerca de temas que nunca imaginou a ler, como astronomia ou metafísica, faça cursos e formações. No fundo viva experiências novas e diferentes, pois elas o farão crescer enquanto pessoa e adicionarão muito conhecimento à sua "massa cinzenta".

Veja também: 60 perguntas inteligentes sobre a vida

Imagem: mariaabroad.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser inteligente, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Qualquer pessoa pode ser inteligente, pois essa é uma competência que se desenvolve ao longo do tempo, por isso pense em si como uma pessoa inteligente e estará mais perto de o ser.