Partilhar

Como ser empático

Como ser empático

A empatia é uma capacidade de percepção e refere-se ao fato de compreender aquilo que outro indivíduo está sentindo. Portanto, as pessoas que têm um nível mais alto de empatia são as que sabem ler melhor os outros através das palavras, da linguagem não verbal, da expressão facial e do seu tom de voz. Mas, como ser empático? A primeira coisa a fazer é conseguir se colocar no lugar do outro, sabendo escutar atentamente e mostrando autocontrole quando necessário. A seguir, em umComo, ensinamos a você estes e outros requisitos fundamentais para desenvolver a empatia.

Também lhe pode interessar: Como ser uma pessoa altruísta

Colocar-se no lugar do outro

Para se converter em uma pessoa empática é importante chegar a entender os outros, as suas opiniões e os seus pontos de vista, assim como considerar as circunstâncias nas quais se encontra e inclusive a sua educação e cultura, pois esta é a base na qual fundamenta a sua filosofia e provavelmente grande parte de suas decisões.

Além de identificar o seu estado de humor, um ser empático encontra os motivos pelos quais a outra pessoa se encontra assim. Desta forma conseguirá compreender a profundidade da situação que a pessoa está vivendo, ou seja, o que representa ou significa para ela essa experiência.

Além disso, lembre-se que quando se trata de falar com essa pessoa tem de tomar cuidado e usar a delicadeza para não ferir os seus sentimentos e mostrar um interesse sincero; este fato relaciona-se também com ser uma pessoa melhor todos os dias.

Escute os outros

A empatia tem a ver com a atenção que prestamos aos outros. Portanto implica escutar, se mostrando interessado no que o outro indivíduo tem a dizer. Às vezes não é fácil abrir o coração. Para alguns parece mais simples que para outros, mas deve compreender que não somos todos iguais. Por isso, a sua obrigação como ser empático é respeitar os outros e deixar que falem, sem interromper bruscamente enquanto o fazem.

Deste modo, quando alguém estiver a conversar com você mantenha a sua atenção em suas palavras e expressões. Da mesma forma, mantenha o contato visual para demonstrar interesse mas sem parecer ofensivo, e sim relaxado e quieto. É que o ambiente deve ser tranquilo para que a pessoa se abra a você sem sentir que está sendo julgada.

Por outro lado, afirme quando entender o que está lhe dizendo, para que seja consciente de que realmente está ouvindo, e formule perguntas relacionadas para ajudar a aprofundar no assunto. Além disso tem que perguntar sobre como se sente e reconhecer os seus sentimentos com frases do tipo "entendo como você se sente", para que veja que é capaz de se identificar e entender a sua posição.

Como ser empático - Escute os outros

Ofereça a sua ajuda

Se observar que alguém precisa de ajuda, ofereça-se para falar com essa pessoa desinteressadamente e faça-o se mostrando à vontade, sem dar a sensação de que o considera uma obrigação ou inclusive algo incômodo. No dia seguinte pergunte como se encontra, assim a pessoa verá que você se lembra da conversa e se sentirá importante, se sentindo melhor.

No entanto, evite frases prontas e sem sentimento, pois não são nada reconfortantes para o interlocutor. Ou seja, tente observar os seus próprios sentimentos e ser sincero falando com cuidado e se colocando em seu lugar.

Mantenha a compostura

Outro exercício que é necessário praticar para ter empatia é o autocontrole. Isso significa que se teve um dia ruim mas seu amigo com o qual combinou de tomar um café também não estiver passando por um bom momento, ou inclusive se estiver tentando ajudar uma pessoa com depressão, dê preferência a ela para que conte o que aconteceu, escutando interessado. Depois poderá contar as suas preocupações se for necessário, mas coloque os outros à frente de você. Isso demonstra que é amável, algo que, como pode observar, está bastante ligado à empatia.

Como ser empático - Mantenha a compostura

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser empático, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como ser empático

Como ser empático
1 de 3
Como ser empático

Voltar ao topo da página