Partilhar

Como se vive na Coreia do Norte

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 maio 2017
Como se vive na Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um dos estados nacionais mais misteriosos do mundo. Conhecido pelo regime socialista em que vive, o país reserva muitas de suas informações para a imprensa internacional. Relatos de viajantes e informações extra-oficias colocam sempre a pergunta de como se vive na Coreia do Norte. Nesse artigo a gente vai falar o que realmente rola dentro da terra de Kim Jong-un e quais são os mitos e as verdades sobre o "país mais fechado do mundo". Para saber mais sobre o que envolve esse mistério, continue lendo esse texto feito para você.

A ditadura atual na Coreia do Norte

Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Coreia do Norte entrou em uma revolução que durou alguns anos. Em 1951, o país se dividiu em uma guerra que separou Coreia do Norte e Coreia do Sul. A parte norte da península coreana foi dominada pelo regime socialista, na época apoiado pelos países de fronteira - Rússia e China - que eram do bloco vermelho, as potências comunistas no panorama da guerra fria. A Coreia do Sul desejava ser capitalista e se manteve alinhada com os Estados Unidos, que enviaram tropas para conter a revolução que se alastrava na região. O país, abalado com a invasão japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, buscou apoio na comunidade internacional, mas infelizmente, continuou dividido entre socialista e capitalista.

O comandante da Revolução do norte foi o líder político Kim Il Sung, que foi líder supremo do país durante décadas e aplicou o modelo soviético de economia dentro da nação. A estatização de empresas e a distribuição de bens e recursos dentro do país se deu de maneira similar a outros países socialistas de pequeno porte, como Albânia e Cuba. No entanto, Kim Il Sung instaurou uma versão da ideologia marxista, em que dividia os benefícios sociais de acordo com a participação política dos compatriotas na sua revolução. O Juche - nome da ideologia criada pelo líder - reinverteu a lógica capitalista e aqueles que eram burgueses, advogados, ricos, que não apoiaram a revolução teriam os seus benefícios reduzidos dentro da sociedade, assim como os seus familiares e também suas próximas gerações. O sistema é análogo ao de castas e complica a situação de diversos moradores do país.

O mais estranho de tudo é a sistemática ordenação dos "Líderes Supremos". Esses comandantes do país se desenharam ao longo da família de Kim Il Sung e o sistema - justificado pela ordem Juche - tornou a dominação política do país uma ditadura monárquica, haja vista que o atual líder é Kim Jong Un e o seu pai lhe antecedeu no posto. Só existe uma frente partidária, que é composta pelo Partido dos Trabalhadores da Coreia, pelo Partido Social-democrata da Coreia e o Partido Chandoísta Chongu. No entanto, estes partidos são todos fantoches do governo, e não há oposição política a Kim Jong Un. Esse fato é essencial para compreender a ditadura atual na Coreia do Norte.

Para entender mais sobre processos revolucionários, leia o artigo Qual a diferença entre golpe e revolução.

Como se vive na Coreia do Norte - A ditadura atual na Coreia do Norte

Turismo na Coreia do Norte

Existem algumas agências de viagem que comandam o turismo na Coreia do Norte. Essas empresas fazem pacotes em que você pode conhecer o país mais fechado do mundo. Os passeios incluem visitas aos grandes monumentos da capital Pyongyang e também a estadia em partes ricas e desenvolvidas do país. Os roteiros incluem fábricas, fazendas, eventos esportivos e restaurantes de alta qualidade.

As limitações para o turismo na Coreia do Norte são impostas pelo governo, que busca manter sempre a melhor imagem do país e em certos casos escondendo os problemas que afligem o país, mas isso parece ser contornável quando se faz viagens em grupos. Por isso, militares acompanham constantemente os guias turísticos. As estadias de turismo na Coreia do Norte costumam durar cerca de 7 dias.

Como se vive na Coreia do Norte - Turismo na Coreia do Norte

Quem é Kim Jong Un

Kim Jong Un não é presidente da Coreia do Norte. Ele é lider supremo, um termo difícil de ser compreendido mas simples no país. O presidente de facto do país é Kim Jong Nam, irmão do líder, mas ele não tem grande função prática dentro da nação. Quem aplica as leis e também quem comanda realmente as direções do país é Un. Ele é presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia, o PTC. Graças ao seu avô e a seu pai, o culto a personalidade e autoritarismo é muito forte no país e ele herdou de seus progenitores a adoração política e o poder de ditar as regras no seu quintal, ops, o seu país. Ele comanda como se vive na Coreia do Norte.

Para se manter no poder, o Líder tem um marketing muito forte e grande poder ideológico sobre a mídia e sobre as pessoas, omitindo diversos problemas estruturais, como a fome, a falta de saneamento básico, a falta de liberdade de expressão e diversos outros problemas que acabam afligindo a nação.

Entenda mais quem é Kim Jong Un lendo o artigo O que é populismo, uma prática comum por líderes autoritários.

Como se vive na Coreia do Norte - Quem é Kim Jong Un

Curiosidades da Coreia do Norte

Aqui vai uma lista de algumas curiosidades da Coreia do Norte:

  • O país vive numa ditadura desde 1945
  • Todos os filmes do país giram em torno do Partido dos Trabalhadores da Coreia
  • Kim Jong Un adora basquete
  • O governo fez uma banda pop, a Moranbong, formada por 20 meninas selecionadas por Kim Jong Un para fazer músicas exaltando o país.
  • No dia 8 de julho, é proibido se divertir na Coreia do Norte. Essa data é lembrada com luto pela morte do comandante Kim Il Sung.
  • Norte-coreanos amam karaokê.
  • Sempre que se passa em frente a uma estátua de Kim Il Sung, mesmo não sendo natural do país, é necessário fazer uma reverência ao líder.

Esses são os principais fatos que explicam muito sobre como se vive na Coreia do Norte.

Como se vive na Coreia do Norte - Curiosidades da Coreia do Norte

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se vive na Coreia do Norte, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Como se vive na Coreia do Norte

1 comentário
A sua avaliação:
Adilson
Muito bom!
O melhor relato que tinha visto até agora foi da FP Acordar Portugal onde dois homens visitaram e filmara o País e desmistificaram algumas coisas mostrando como são e como o mundo, inclusive os EUA nos mostram.
Yuri Ferreira
Olá, Adilson. Ficamos felizes que tenha gostado. De fato, a influência do imperialismo americano faz com que diversas informações sobre o país acabem sendo falsas. Existe um bom documentário sobre o assunto chamado "The Haircut", em que se vai até a Coreia para desvendar a notícia de promulgação de uma lei que proibia cortes de cabelo diferentes do de Kim Jong-un. Era, obviamente, mentira, mas o documentário revela muito sobre o país. Abraços!

Como se vive na Coreia do Norte
1 de 5
Como se vive na Coreia do Norte

Voltar ao topo da página