Como se usa o ponto de interrogação

Como se usa o ponto de interrogação
Imagem: holos.org.br

A interrogação é um sinal que serve para entoar parte do discurso escrito. Tal como o ponto de exclamação, o ponto de interrogação também se carateriza pelo seu nome. Com isto queremos dizer que, este sinal de pontuação serve para questionar ou interrogar. Continue lendo este artigo de umComo e descubra mais sobre como se usa o ponto de interrogação.

Passos a seguir:
1

Tal como o nome indica, o ponto de interrogação é utilizado quando existe uma indagação, um questionamento. Portanto, é um sinal que, tal como o ponto, vem no final da frase (pergunta ou dúvida). Além de delimitar a frase, este sinal marca-a como uma frase interrogativa direta.

2

Vejamos alguns exemplos de como se usa o ponto de interrogação:

  • Que horas são?
  • O que vais fazer hoje?
  • Por que você não quer comer?
  • Como faço esta conta de dividir?
3

Mas, este sinal pode ainda ser utilizado juntamente com o ponto de exclamação. Utiliza-se desta forma quando se pretende indicar um questionamento juntamente com uma admiração ou surpresa.

4

Vamos ver então alguns exemplos em que usamos o ponto de interrogação junto com o de exclamação:

  • Eu?! Você tem a certeza?
  • Então é você que vai com a mamãe?! Muito bem!
5

Usamos em perguntas iniciadas pelas partículas interrogativas: Que, quando, como, onde, qual, quem, às vezes precedidas por certas preposições.

6

Usamos os pontos de interrogação para fazer determinadas perguntas das que não se espera resposta alguma.

Ex: Sabe?

7

Quando se usa a interrogação entre parênteses por trás de uma escrita, queremos expressar dúvida, surpresa ou mesmo ironia.

8

Em muitas tabelas com dados, quando há algo que não sabemos, utilizamos o ponto de interrogação.

9

Usamos os pontos de interrogação em livros, biografias ou escritos nos quais seja necessário pôr datas de nascimento e morte e não se tenha certeza de algum dado. Com a interrogação, expressamos a dúvida.

10

Em xadrez, o sinal de interrogação depois de uma jogada, indica uma má jogada.

Ex: D x CR?

11

Mas, este sinal pode variar de uma língua para a outra. Por exemplo, em castelhano usa-se dois sinais de interrogação, um no início e outro no final da pergunta, sendo que o primeiro é virado ao contrário.

Exemplo: ¿Qué te pasa?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se usa o ponto de interrogação, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • No dicionário de dúvidas da Real Academia Espanhola, você poderá obter toda a informação necessária com respeito ao uso do ponto de interrogação.