Partilhar

Como se usa o hífen

Como se usa o hífen

O hífen é um risco horizontal que equivale aproximadamente a metade do sinal de menos. Possui várias funções tanto na área da matemática como na área da linguística. Em umComo.com.br indicamos a você como usar o hífen no último campo para que não tenha dúvida no momento de redigir seus textos. Siga nossos conselhos baseados na nova Ortografia da Língua Portuguesa.

Também lhe pode interessar: Como se usa o ponto
Passos a seguir:
1

A função primordial do hífen consiste em unir as palavras que têm algum grau de dependência entre elas ou com as quais se quer formar compostos.

Ex: Ele é seu amigo-professor.

2

O hífen prepositivo é o que serve para relacionar palavras com outras duas ou mais palavras, números, etc.

Ex: Estive trabalhando nas datas 1998-2002.

3

Além disso, o hífen indica a divisão de uma palavra que não cabe inteira em uma linha.

4

Ainda que já se prefira não usá-lo, em certos casos se usou e se continua usando para separar um prefixo da palavra à qual se une.

Ex: Pré-matrimonial.

5

Em certos casos, quando se quer separar para realçar as palavras que formam uma oração ou as letras que formam uma palavra se usa o hífen:

Ex: A-mais-linda-de-todas-é-você.

6

Outro caso de uso do hífen é quando se une com um hífen uma partícula, geralmente o "não", e o substantivo ou adjetivo ao que afeta:

Ex: Um não-ser.

7

Nas biografias usa-se o hífen para separar datas de nascimento e morte de qualquer personagem.

Ex: Antonio López (1956-2001).

8

Se as palavras que separam o hífen não têm nenhuma relação de proximidade, entre ambas e o hífen, deve se deixar um espaço.

Ex: Lobo - vegetariano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se usa o hífen, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • No novo acordo da ortografia da Língua Portuguesa poderá obter toda a informação necessária a respeito do uso do hífen.

Escrever comentário sobre Como se usa o hífen

Como se usa o hífen
Como se usa o hífen

Voltar ao topo da página