Como se reproduzem os fungos

Como se reproduzem os fungos

Já se perguntou alguma vez como se reproduzem os fungos? A ideia que você tem é sempre aquela que provém das fezes do gado? É interessante e complexa a forma de reprodução dos fungos já que possuem um mecanismo que, para muitos cientistas, é considerado como mágico, se criaram imagens do processo que mostram organismos viajando pelo ar e um processo encantador. Se gosta da natureza, da ciência e dos ciclos de reprodução, este artigo é para você. Em umComo explicamos a você como se reproduzem os fungos, um processo fascinante e único da natureza.

O que é o fungo?

Os fungos são seres vivos que costumam se desenvolver em lugares úmidos, podem vir de animais ou vegetais e podem aparecer sobre qualquer superfície, como cogumelos. Os cogumelos são os responsáveis por conseguir a reprodução da espécie já que é a parte mais fértil da mesma.

Os fungos fazem parte importante da vida do homem já que não só têm sido importantes para o setor da alimentação, como também a partir deles se desenvolveram propriedades medicinais importantíssimas para a indústria farmacêutica.

Um dos atributos dos fungos é que são capazes de transformar a matéria orgânica em substâncias que possam ser assimiladas por outros seres vivos. Existem mais de 80.000 espécies que já foram estudadas pela ciência, mas desconhece-se a quantidade total que possa ter.

Tipos de fungos

O cogumelos que conhecemos normalmente são os mais férteis, já que o fungo está composto por duas partes: uma exterior, que seria o cogumelo, e uma interior que seria o fungo, que se encontra por baixo da superfície ou no interior das árvores.

Os cogumelos na superfície contêm substâncias denominadas esporas, estas são liberadas sobre a superfície e correm com o vento, é ali quando começa a reprodução dos fungos com um processo chamado esporulação.

Esporulação

A esporulação é um processo de reprodução assexual que é comum em alguns organismos vivos como as algas, samambaias e os fungos. As esporas são as células reprodutivas que se desenvolvem depois de um processo de hibernação. Podem ser unicelulares, o que quer dizer que não precisam se unir a outra célula para se reproduzir; além disso, as esporas não precisam de fecundação, são capazes de criar novos organismos vegetais por meio da reprodução própria. As medusas, por exemplo, são outro tipo de animal que não precisa de outro companheiro de cópula para se juntar.

As esporas viajam pelo ar até pousar sobre a superfície, quando estas se encontram com condições apropriadas, é quando se produz a reprodução do fungo. É aqui quando as esporas germinam e começam a formar filamentos que se converterão no fungo interno, tudo isto acontece por baixo da superfície e finalmente ao florescer produz o fruto ou cogumelo.

Existem diferentes ciclos de vidas para os cogumelos dependendo de sua espécie, mas, uma vez que o fruto já floresceu, a vida do mesmo será de 7 dias até que suas esporas voltem a emigrar.

Se interessa a você este assunto, neste artigo de umComo contamos a você de maneira geral como se reproduzem os animais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se reproduzem os fungos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.