Como se origina a eletricidade estática

Como se origina a eletricidade estática

Quanto à origem da eletricidade que se encontra na atmosfera existem várias teorias, mas as mais aceites são a da ionização e a do gelo. Neste artigo de umComo.com.br queremos lhe explicar como se origina a eletricidade estática.

A origem da eletricidade estática

À atmosfera chegam raios ultravioletas, raios cósmicos, raios emitidos por corpos radiativos terrestres e, também, são produzidas perturbações térmicas, tudo o que influencia as moléculas de ar. Devemos lembrar que os átomos que formam as moléculas estão constituídos por um núcleo ou próton com carga positiva e elétrons com carga negativa, isto é, que são eletricamente neutros, pois ambas as cargas se equilibram.

A criação da eletricidade estática

Pelas causas mencionadas no ponto anterior são produzidas radiações que produzem alterações nesse equilíbrio, seja por desprendimento ou por ganho de elétrons, e então formam-se íons, que são átomos carregados, dependendo das circunstâncias, com a eletricidade positiva ou negativa. A terra carregada de eletricidade negativa repele íons deste signo e atrai os íons positivos que entram em maior proporção nas camadas inferiores, originando descargas elétricas chamadas de raios. A eletricidade estática é mais produzida em dias de pouca umidade relativa do ar e sobretudo em dias em que estamos mais abrigados. Isto ocorre porque a roupa gera eletricidade por atrito. Ou seja, os materiais sintéticos são carregados e enquanto estivermos isolados somos como uma espécie de acumulador.

Benefícios das descargas elétricas

Uma das consequências benéficas das descargas elétricas é que elas facilitam a união dos átomos de nitrogênio, formando óxidos que caem na terra com a chuva e que constituem poderosos fertilizantes que os vegetais podem aproveitar para sua nutrição.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se origina a eletricidade estática, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.