Partilhar

Como se manter acordado para estudar

Por Sara Viega. Atualizado: 17 setembro 2018
Como se manter acordado para estudar

A chegada de um novo curso é sinônimo de provas, exames e, claro, estudo. São múltiplas e diversas as circunstâncias nas quais nos encontramos durante um ano acadêmico, mas sem dúvida, estudar durante períodos de tempo prolongados é uma delas. Em umComo.com.br mostramos a você algumas dicas sobre como se manter acordado para estudar, de modo que possa concentrar a maior quantidade de horas possível nesta atividade e, assim, atingir seus objetivos acadêmicos.

Também lhe pode interessar: Como estudar para o vestibular sozinho

Descanso prévio

Se vai dedicar um número importante de horas a estudar para se preparar para um exame, uma prova ou um trabalho, seja individual ou em grupo, é fundamental que conte com o descanso necessário prévio a isso. Assim, deverá ter acumulado horas de sono suficientes e não ter realizado antes atividades que tenham consumido sua energia.

Para isso, tente dormir as horas aconselhadas (entre sete e oito diárias), segundo a idade que tiver, e fazer descansos durante os momentos de estudo. Isso ajudará você a reter a informação, a ordenar as ideias e a manter uma boa atitude perante o tempo que resta de estudo.

Alimentação

É uma das chaves para render adequadamente e não estar cansado quando chegar o momento de estudar. Para isso, estabeleça um horário de rotina e cumpra com as refeições religiosamente. Tente que nestas, ainda, tenha um equilíbrio dos alimentos, onde as proteínas e o ferro abundem. Ambos componentes são bons para fomentar a memória.

Da mesma forma, pode tomar bebidas que contenham cafeína, um consumo com o qual será mais fácil não cair no sono e manterá você acordado. Sejam eles refrescos, cafés ou bebidas isotônicas, tenha em conta que deve consumi-las com moderação, caso contrário podem criar dependência.

No momento do estudo

Programe as horas que vai estudar e, através de intervalos, descanse. Aproveite esses minutos para estabelecer uma conversa (pessoal, oral ou virtual), e mexa o corpo. Pode optar por dar pequenos passeios ou por realizar pequenos exercícios para não sofrer contraturas.

Por fim, é fundamental a atitude com que vai enfrentar o estudo. De nada servirá realizar aquilo que foi assinalado aqui se não acha que será capaz de se manter acordado, ou se sua capacidade não rende o suficiente para atingir seus propósitos. Acredite em si mesmo e verá cumpridos seus objetivos.

Inspire-se: 41 frases de motivação para estudar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manter acordado para estudar, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se manter acordado para estudar

Como se manter acordado para estudar
Como se manter acordado para estudar

Voltar ao topo da página