Partilhar

Como se inscrever no FIES

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 27 setembro 2017
Como se inscrever no FIES
Imagem: bit.pt

O FIES (Fundo de Investimento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa criado pelo Ministério da Educação do Brasil, que visa financiar a graduação na educação superior de estudantes que não tenha condições de suportar os custos da sua formação. Todos os anos são lançadas novas datas para a realização da inscrição no FIES, sendo que existem duas edições por ano. A primeira edição de 2015 já se realizou e a do segundo semestre já começou. Por isso, siga lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe explicamos como se inscrever no FIES, como funciona o processo de seleção e quando sairão os resultados.

Também lhe pode interessar: Como participar do FIES
Passos a seguir:
1

Antes de mais, vamos lhe explicar quem poderá participar no programa FIES, uma vez que os candidatos têm que cumprir com alguns requisitos. Sendo assim, para se inscrever no FIES o candidato deve:

  • Ter participado no ENEM e ter conseguido um resultado de pelo menos 450 pontos de média e uma nota maior que zero na redação.
  • Não possuir diploma de nível superior.
  • Ter uma renda familiar bruta de, no máximo, 2,5 salários mínimos por cada componente economicamente ativo da família.

Também podem se inscrever no FIES estudantes que tenham terminado o ensino médio antes de 2010 e que não tenham participado no ENEM.

Dica: Esse artigo esclarece a dúvida "Desempregados podem aderir ao FIES?"

2

Se possui os requisitos necessários para se inscrever no FIES, então poderá prosseguir para a sua inscrição. A segunda edição do FIES 2015 terá então início de inscrição no dia 3 de Agosto e término no dia 6 de Agosto. As inscrições para o processo de seleção do FIES devem ser feitas exclusivamente online, pelo que deverá acessar o seguinte endereço: http://fiesselecao.mec.gov.br/

3

Uma vez na página, clique no botão laranja "Fazer minha inscrição" que está no topo da página. Caso você ainda não possua cadastro, deverá clicar em "Primeiro acesso? Clique aqui" e informar o seu CPF e data de nascimento. Com esses dados o sistema irá verificar se o aluno participou no ENEM e se possui a nota mínima exigida do mesmo. Após isso, o sistema irá solicitar ao candidato que digite uma senha, bem como um endereço de e-mail. Para finalizar o seu cadastro, deverá se dirigir à conta de e-mail que indicou e clicar no link de ativação do cadastro.

Como se inscrever no FIES - Passo 3
4

Após realizado o cadastro, o candidato poderá começar a realizar a sua inscrição no FIES informando os seus dados pessoais e do grupo familiar, o curso pretendido bem como a instituição de ensino e de financiamento. Com estes dados preenchidos, o sistema irá apresentar-lhe uma simulação do financiamento, aqui ficará a saber os valores (aproximados) das parcelas a pagar, bem como do período de financiamento.

5

Para continuar com o processo de inscrição do FIES 2015, deverá escolher a instituição financeira entre as opções disponíveis, que de momento são apenas o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. O candidato deverá ainda selecionar o tipo de fiança e concluir assim a sua inscrição no FIES.

6

O resultado da segunda edição do FIES 2015 será divulgado no dia 10 de Agosto. o estudante poderá consultar o resultado no FIES Seleção através deste endereço: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/

7

O processo de seleção do FIES será feito de acordo com a nota que o estudante obteve no ENEM. Para estudantes que não participaram no exame, o candidato será classificado de acordo com as informações socioeconômicas indicadas na inscrição no Fies.

8

Caso o estudante seja selecionado, deverá concluir a sua inscrição no sistema SisFies para realizar a contratação do financiamento. Isto deve ser feito até ao dia 13 de Agosto. Depois de concluída a inscrição no SisFies, o estudante conta com 10 dias (a contar a partir do dia seguinte à inscrição no SisFies) para validar as informações na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino, bem como comparecer à instituição financeira para validar as informações.

Veja também: Pravaler vale a pena? - Entenda os prós e contras

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se inscrever no FIES, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se inscrever no FIES

1 comentário
ROBERTA MARIA MACHADO DE OLIVEIRA
qual a data prevista para novos contratos?favor fornecer me o linckpor XXX@XXX.XXX

Como se inscrever no FIES
Imagem: bit.pt
1 de 2
Como se inscrever no FIES

Voltar ao topo da página