Partilhar

Como se escreve sela ou cela

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se escreve sela ou cela

Frequentemente, surgem dúvidas na hora de escrever. Falar é fácil, mas soletrar pode tornar-se mais complicado na hora de passar as palavras para o papel. Afinal, se escreve sela ou cela? A língua portuguesa contem muitas palavras semelhantes a nível de fonética, e isso pode confundir os falantes. Os termos cela e sela são palavras distintas que possuem significados diferentes. Para saber como usá-las, é necessário saber o que cada uma significa para não errar na escrita. Para conhecer o significado e o contexto em que deve usar cada uma destas expressões, continue lendo este artigo do umComo e descubra como se escreve sela ou cela.

Também lhe pode interessar: Como se escreve mecher ou mexer
Passos a seguir:
1

Sela e cela são palavras homônimas homófonas, o que significa que possuem o mesmo som, mas têm pronúncias e significados díspares. Por isso, na dúvida de como se escreve sela ou cela, tudo depende do sentido do que você quer escrever.

2

Qual o significado de sela?

Uma sela é uma estrutura de suporte que se amarra ao dorso de um animal de montaria (como um cavalo ou um camelo) onde o cavaleiro se senta. Esta expressão aplica-se no uso do termo como substantivo comum, designando o objeto.

Exemplos

  • Ela colocou a sela no cavalo e fugiu cavalgando.
  • Eu poderia ir de camelo, mas não tenho sela.
  • Vi um cavaleiro cair porque a sela não estava bem apertada.
3

Sela também pode ser uma das conjugações do verbo selar - 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou 2ª pessoa do singular do imperativo.

Este verbo pode ser usado para exprimir o ato de colocar uma sela no animal, ou no sentido de selar uma carta (colocar um selo) ou selar um acordo (confirmar).

Exemplos

  • Vamos à rua enquanto ele sela as cartas.
  • Não poderemos avançar se ela não sela o acordo.
  • Sela a carta e envia-a quando puderes.
4

Qual o significado de cela?

Cela tem origem na palavra latina cella, e refere-se a um pequeno quarto. Pode representar um pequeno aposento religioso ou uma pequena sala de uma prisão onde dorme um condenado.

Exemplos

  • O ladrão vai passar o resto da vida numa cela.
  • O monge está rezando por nós na sua cela.
5

Na língua portuguesa, existem várias palavras homófonas que geram muita confusão.

Confira alguns exemplos:

  • Acento/assento
  • Cinto/sinto
  • Cozer, coser
  • Concerto/conserto
6

Agora que sabe como se escreve sela ou cela, não deixe de esclarecer outras dúvidas de português com esses artigos do umComo:

Boas escritas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve sela ou cela, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve sela ou cela

1 comentário
A sua avaliação:
João Ricardo
Essa pegadinha sobre sela ou a cela é muito recorrente de na forma falada pode até causar ambiguidade.
Editor umComo.com.br
Oi João! Verdade mesmo. Obrigada por comentar :)

Como se escreve sela ou cela
Como se escreve sela ou cela

Voltar ao topo da página