Como se escreve online ou on-line

Como se escreve online ou on-line

Num mundo tecnológico bem globalizado, os estrangeirismos já fazer parte do vocabulário dos falantes de língua portuguesa. Palavras como e-mail, URL e PC são termos que todo o mundo conhece e sabe o que significa. No entanto, especialmente depois do acordo ortográfico, muitas pessoas estão tendo dúvida sobre como escrever estas palavras de origem inglesa. É o caso de online e on-line, uma expressão que temos de escrever com muita frequência e que está deixando as pessoas bem confusas. Para saber qual a grafia correta dessa expressão, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como se escreve online ou on-line.

Passos a seguir:
1

Ambas as palavras são amplamente usadas na atualidade. As duas estão corretas, mas apenas uma deve ser usada no Brasil. A outra não consta no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras pois é considerada o estrangeirismo original, escrito na forma inglesa.

Continue lendo para saber como se escreve online ou on-line.

2

A expressão online é a forma inglesa original da expressão. Por isso, a palavra correta para indicar que algo ou alguém está conectado a uma rede de computadores ou algo que é feito através da Internet é on-line, com hífen.

As palavras estrangeiras são aplicadas à grafia portuguesa e grafadas com hífen. Devem, também, ser escritas usando o itálico.

3

Exemplos de on-line

  • A cada dia a comunidade on-line aumenta.
  • Só é possível adquirir os produtos da nossa marca na loja on-line.
  • Encontrei a reportagem desse acidente on-line.
  • Falei com a minha mãe on-line ontem.
4

Conclusão

Para nos referirmos a uma presença na Internet, usamos sempre a expressão "on-line", com hífen, adaptada ao vocabulário da Língua Portuguesa a partir do estrangeirismo online.

Dessa forma, se quisermos escrever esta palavra em inglês, devemos usar o termo "online", sem hífen.

Nota: A palavra e-mail segue exatamente as mesmas regras, devendo sempre ser usada com hífen.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve online ou on-line, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.