Partilhar

Como se escreve mandato ou mandado

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se escreve mandato ou mandado

O português é uma língua muito detalhada. Por contem várias palavras de som e escrita semelhantes, pode gerar muita confusão na hora de escrever. As palavras mandato e mandado são um exemplo disso, pois criam dúvidas na hora de passar a ideia para o papel. As duas expressões estão corretas, mas possuem significados muito diferentes. Para conseguir identificar quando se deve utilizar cada uma delas, é necessário saber o que elas representam. Se você gostaria de saber quando escrever mandato e quando usar a expressão mandato, o umComo dá uma ajuda. Continue lendo o artigo para saber como se escreve mandato ou mandado.

Também lhe pode interessar: Como se escreve online ou on-line
Passos a seguir:
1

As palavras "mandato" e "mandado" são escritas e pronunciadas de forma muito parecida. Contudo, os seus significados não podiam ser mais diferentes. Este grupo de palavras tem o nome de palavras parônimas.

2

O que significa "mandato"?

A palavra mandato é um substantivo comum que se refere a uma autorização que alguém tem para agir em nome de outra pessoa ou em nome de uma entidade. Representa uma delegação de poderes. Em contexto político, este termo se refere à duração de um cargo eleitoral. A palavra mandato tem origem na expressão latina mandatu.

3

Exemplos da palavra mandato

  • O mandato do Presidente da República está quase terminando.
  • Eles terão de cumprir um mandato de quatro anos.
4

O que significa a palavra mandado?

A palavra mandado pode ser um adjetivo, o particípio do verbo mandar ou um substantivo comum.

Enquanto adjetivo, representa alguém ou alguma coisa que foi mandada, enviado ou que recebeu ordens.

Como substantivo comum masculino, é usado para representar uma ordem judicial ou um despacho administrativo.

5

Exemplos da palavra mandado

Como substantivo

  • A polícia emitiu um mandado de detenção do assassino.
  • Temos um mandado de busca e apreensão do carro do ladrão.

Como adjetivo

  • Aquele funcionário é bem-mandado.

Como particípio do verbo mandar

  • Minha irmã tem mandado em mim desde que eu nasci.

6

A língua portuguesa inclui muitas palavras parônimas como mandato e mandado. Dê uma olhada em alguns exemplos:

  • Iminente/Eminente
  • Retificar/ratificar
  • Descrição/discrição
  • Procedente/precedente
  • Cinto/sinto
7

Agora que já sabe como se escreve mandato ou mandado, confira esses artigos do umComo e esclareça outras dúvidas da língua portuguesa:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve mandato ou mandado, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve mandato ou mandado

Como se escreve mandato ou mandado
Como se escreve mandato ou mandado

Voltar ao topo da página