Como se escreve mal ou mau

Como se escreve mal ou mau
Imagem: portalamazonia.com

O artigo está mal escrito ou O artigo está mau escrito? A língua portuguesa é bastante complexa e até palavras tão pequenas como estas podem gerar confusão. As palavras "mal" e "mau" costumam gerar muitas dúvidas, deixando quem escreve com dúvida de quando as deverá usar corretamente. Para esclarecer as suas dúvidas, criamos este artigo de umComo em que explicamos como se escreve mal ou mau.

Passos a seguir:
1

Primeiro que tudo, devemos esclarecer que ambas as palavras "mau" e "mal" existem na língua portuguesa e estão corretas. No entanto, o seu significado é diferente e deverão ser utilizadas em situações diferentes.

2

A forma mais fácil de você saber se está utilizando a palavra corretamente é substituindo-a pelo seu antônimo (oposto). Ou seja, a palavra mau deve ser usada quando for antônimo de bom, enquanto que a palavra mal deve ser utilizada quando for antônimo de bem.

Por exemplo: O artigo está mal escrito, uma vez que o escritor não frequentou o curso de português. Substituindo a palavra "mal" pelo seu oposto: O artigo está bem escrito, uma vez que o escritor frequentou o curso de português.

Fixe esta regra:

  • Mau é o oposto de bom.
  • Mal é o oposto de bem.
3

A palavra mau com "u" é utilizada quando você se quer referir a alguém ou alguma coisa desagradável, ruim, estragada ou de má qualidade. Ela tem origem no latim malu e ocorre como um adjetivo com o intuito de qualificar.

Exemplos da utilização de mau:

  • Ele é um mau professor.
  • O Ricardo é um mau funcionário.
  • A Jaqueline está sempre de mau humor.
4

Enquanto que a palavra mal com "l" é utilizada quando você quer se referir a alguma coisa feita de forma incorreta, a algum dano ou desgraça. Ela tem origem no latim male e pode aparecer como advérbio, como substantivo comum ou como uma conjunção, podendo apresentar vários significados.

Exemplos da utilização de mal:

  • A Gisele cantava muito mal.
  • Mal cheguei a casa, comecei logo a cozinhar.
  • Hoje estou passando mal.
5

Portanto para saber quando você deverá utilizar as palavras "mau" e "mal", uma dica é trocar essa palavra pelo seu sinônimo e ver se a frase faz sentido ou pelo seu antônimo. Estas duas palavras são escritas de forma diferente mas pronunciadas da mesma forma, este tipo de palavras recebem o nome de palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem várias palavras homófonas como é o caso do afim e a fim.

No nosso artigo poderá ver as diferenças entre homônimos, homógrafos e homófonos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve mal ou mau, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.