Como se escreve jeito ou geito

Como se escreve jeito ou geito
Imagem: theteachersdigest.com

A língua portuguesa é bem traiçoeira e, por isso mesmo podem surgir algumas dúvidas na hora de escrever algumas palavras. Uma das palavras que está mais susceptível a erros ortográficos é a palavra jeito. A grafia correta deste vocábulo é com j, mas por vezes as pessoas acabam por escrever de forma errada com g. A dúvida em relação à utilização do g ou j nas palavras é frequente, mas neste caso a grafia correta é mesmo jeito. Continue lendo este artigo de umComo e saiba mais sobre como se escreve jeito ou geito e tire de vez suas dúvidas!

Passos a seguir:
1

Para acabar de vez com esta dúvida, saiba que a forma correta de se escrever a palavra é JEITO. A palavra geito está errada e não existe.

2

Devemos utilizar a palavra jeito sempre que nos quisermos referir à habilidade, capacidade, maneira de alguém para fazer alguma coisa ou da aparência de algo. Além disso, a palavra pode ainda significar boas maneiras, um gesto, uma torcedura em um tendão ou músculo e até cautela.

Entre os sinônimos da palavra jeito podemos encontrar costume, aparência, arranjo, gesto, maneiras, cuidado, habilidade, aptidão, aspecto, solução, forma, entre outros.

3

Esta dúvida é bastante comum e ela surge devido à similaridade fonética do "g" e "j". A isto se chama de homofonia, ou seja, são palavras que se pronunciam ou soam igual, mas que se escrevem de forma diferente. No entanto, neste caso a palavra "geito" não faz sentido porque não existe.

4

Mas então, como vamos saber qual a maneira correta de escrever a palavra em questão? É muito simples! Basta você seguir a seguinte regra da língua portuguesa: antes do ditongo ei utiliza-se a consoante j. Claro que existem algumas exceções como os vocábulos passageiro, ligeiro ou estrangeiro.

5

Para entender melhor, vamos ver alguns exemplos:

  • A Jaqueline não tem jeito para cantar.
  • Hoje no jogo dei um jeito no pé.
  • Não fale desse jeito comigo.
  • Quando cheguei junto dele, fiquei sem jeito.
6

Como viu a palavra jeito pode ser usada em diferentes sentidos, mas agora que você já sabe a regra que contamos para você não tem como errar: é JEITO e não geito! Para além desta palavra, existem muitas outras que geram dúvidas na hora de escrever, por isso não deixe de conferir este artigo do umComo:

  • Como se escreve mal ou mau

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve jeito ou geito, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.