Partilhar

Como se escreve exitar ou hesitar

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se escreve exitar ou hesitar

A língua portuguesa é muito complexa, gerando muitas dúvidas na hora de escrever. Algumas expressões possuem o mesmo som, como é o exemplo das palavras "exitar" e "hesitar". Ambas as expressões estão corretas mas, apesar de se pronunciarem da mesma forma, estes termos possuem significados completamente diferentes. Para saber usá-los de forma correta, é essencial saber o que cada um significa para não fazer feio na escrita. Falar é fácil, escrever pode ser um pouco mais difícil. Se quer esclarecer essa dúvida e saber como se escreve exitar ou hesitar, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como se escreve atrás ou atraz
Passos a seguir:
1

Palavras homófonas

As palavras "exitar" e "hesitar" são pronunciadas da mesma forma, mas apresentam grafias e significados diferentes. Por isso, elas pertencem à classe de palavras homófonas, ou homônimas de grafia diferente. Leia a explicação para saber como se escreve exitar ou hesitar.

2

Significado da palavra "exitar"

Exitar é um verbo que se refere ao ato de ter êxito ou ter sucesso em alguma ação. A palavra tem origem da junção do nome êxito e do sufixo -ar.

Nota: Apesar de contar no vocabulário brasileiro, esse verbo não costuma ser utilizado nem consta em todos os dicionários.

3

Exemplos da palavra "exitar"

  • Ele exitou no Enem.
  • Sua irmã foi à procura do objeto, mas não exitou.
  • Tentei beijar a menina e exitei.

Nota: As palavras "ezitar" e "esitar" não existem!

4

Significado da palavra "hesitar"

Hesitar é um verbo que representa o ato de ficar indeciso, demonstrar insegurança, incerteza e dúvida. Também pode ser usado para re referir ao ato de se exprimir de forma pouco clara.

Este termo tem origem na expressão latina haesitare, sendo sempre escrita com H inicial e S na terceira letra.

5

Conjugação do verbo "hesitar"

Eu hesitoTu hesitasEle hesitaNós hesitamosVós hesitaisEles hesitam

6

Exemplos da palavra "hesitar"

  • Eu hesitei na hora de confrontar o culpado.
  • Apesar de estar de regime, ela não hesitou em comer um chocolate bem grande.
  • Quando o meu namorado me pediu em casamento, eu hesitei.
7

Em linguagem oral, os falantes podem não ser compreendidos como pretendem. Confira o exemplo:

  • Ele exitou na prova.
  • Ele hesitou na prova.

Nestes dois exemplos, a pronúncia dos verbos é exatamente a mesma. Isso significa que o receptor da mensagem pode não compreender o que você está querendo dizer. Na hora de falar, prefira sempre se referir ao ato de exitar como "ter sucesso" para não criar confusão.

8

Agora que já sabe como se escreve exitar ou hesitar, não deixe de dar uma olhada nesses artigos do umComo para esclarecer outras dúvidas:

Boas escritas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve exitar ou hesitar, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve exitar ou hesitar

Como se escreve exitar ou hesitar
Como se escreve exitar ou hesitar

Voltar ao topo da página