Partilhar

Como se escreve eminente ou iminente

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se escreve eminente ou iminente
Imagem: vk.com

A língua portuguesa é muito complexa e, por isso, consegue ser muito confusa. Algumas palavras que se pronunciam de forma muito semelhante, como eminente e iminente, geram muitas dúvidas na hora de escrever. Apesar de se escreverem quase da mesma forma, essas duas palavras existem e estão corretas. No entanto, o seu significado é bem diferente. Para conseguir usá-las de forma correta, é necessário aprende o que cada uma delas significa. Se estas duas expressões o confundem na hora de passar as ideias para o papel, não desespere. o umComo explica-lhe em que situações deve usar cada termo, para que nunca mais tenha a mesma dúvida. Para saber como se escreve eminente ou iminente, continue lendo o artigo.

Também lhe pode interessar: Como se escreve encher ou enxer
Passos a seguir:
1

As expressões eminente e iminente pertence à classe das palavras parônimas. Isto significa que se a sua grafia é semelhante, assim como a sua pronúncia. No entanto, os seus significados são bem diferentes.

2

Significado da palavra "Eminente"

Eminente é um adjetivo que representa a ideia de alto ou elevado. No sentido figurado, pode ser empregue para se referir a algo ou alguém importante, ilustre ou superior. Esta expressão também é usada no tratamento de cardeais.

Nota: No uso conotativo, é comum ser usado antes do substantivo, embora isso não seja regra.

3

Exemplos da palavra "Eminente"

  • A eminente guitarrista deixou todo o mundo de boca aberta.
  • Eles foram chamados para cargos mais eminentes, pois deram o seu melhor.
  • O Cristo Redentor é um monumento eminente no Rio de Janeiro.
  • Ele era uma figura eminente no seu bairro pelos seus dotes de cozinha.
  • Onde vai hoje, Sua Eminência?
4

Significado da palavra "Iminente"

A palavra iminente é é um adjetivo usado para categorizar algo que está prestes a acontecer. É, geralmente, usada em situações de alerta em que existe algum tipo de ameaça.

Nota: Os adjetivos eminente e iminente são uniformes, sendo usados da mesma forma no masculino e no feminino.

5

Exemplos da palavra "Iminente"

  • A minha transferência para outra cidade é iminente.
  • O prédio teve de ser evacuado por que estava em risco de perigo iminente.
  • O incêndio na cidade colocou todos em perigo iminente.
6

Na língua portuguesa, existem várias palavras parônimas que geram muitas dúvidas entre os escritores.

Confira alguns exemplos:

  • Acento/assento
  • Cinto/sinto
  • Cozer, coser
  • Concerto/conserto
7

Concluindo, a forma correta de como se escreve eminente ou iminente dependo do sentido do que você quer falar. Para esclarecer outras dúvidas de português, dê uma olhada nesses artigos do umComo:

Boas escritas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve eminente ou iminente, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve eminente ou iminente

Como se escreve eminente ou iminente
Imagem: vk.com
Como se escreve eminente ou iminente

Voltar ao topo da página