Partilhar

Como se escreve descriminar ou discriminar

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: adevarul.ro

A língua portuguesa é difícil de aprender, pois é muito complexa e traiçoeira. Assim, é natural que surjam dúvidas na hora de passar as palavras para o papel. Descriminar e discriminar são duas expressões que são confundidas com frequência, gerando muita confusão. Na verdade, apesar de se lerem de forma muito semelhante, elas são palavras díspares com significados diferentes. Para usá-las corretamente, é preciso saber o que cada uma delas significa, pois são usadas em contextos muito diferentes. Para conhecer o significado destes termos, aprender a usá-los sem confusões e não fazer feio na escrita, continue lendo este artigo do umComo que ensina como se escreve descriminar ou discriminar.

Também lhe pode interessar: Como se escreve atrás ou atraz
Passos a seguir:
1

As palavras "descriminar" e "discriminar" são escritas e pronunciadas de forma muito semelhante. No entanto, os seus significados são muito distintos. Esta classe de palavras tem o nome de palavras parônimas.

2

O que significa descriminar?

Descriminar é um verbo que se refere ao ato de inocentar alguém ou algo, removendo a culpa de um crime. É sinônimo de absolver, isentar, inocentar e descriminalizar.

A expressão tem origem de derivação prefixal: o prefixo "des" é acrescentado ao verbo criminar, alterando o sentido do mesmo. Desta forma, a palavra descriminar deve sempre ser escrita com um "E" na primeira sílaba, assim como todas as conjugações do verbo e palavras cognatas como descriminalizar e descriminalização.

3

Conjugação do verbo descriminar Pretérito perfeito do indicativo

Eu descrimineiTu descriminasteEle descriminouNós descriminamosVós descriminastesEles descriminaram

4

Exemplos da palavra descriminar

  • O juiz vai descriminar o acusado de roubo.
  • A descriminação das drogas já é uma realidade em alguns países.
  • Você acha que se deveria descriminar o aborto?
5

O que significa a palavra discriminar?

Esta expressão representa o ato de distinguir, diferenciar e estabelecer diferenças. Pode também ser usada com o sentido de listar, relacionar, precisar ou descrever. É usada, maioritariamente, para referir descriminações religiosas, sociais ou raciais.

"Discriminar" tem origem na expressão latina discriminare, sendo sempre escrita com "I" na primeira sílaba. As palavras cognatas de discriminar também devem ser sempre escritas desta forma, assim como todas as conjugações do verbo.

6

Conjugação do verbo discriminar Pretérito perfeito do indicativo

Eu discrimineiTu discriminasteEle discriminouNós discriminamosVós discriminastesEles discriminaram

7

Exemplos da palavra discriminar

  • Suas despesas estão todas discriminadas nesta folha.
  • Eu me senti discriminado por não ter acesso ao clube.
  • A discriminação racial não deveria fazer parte da nossa geração.
8

A língua portuguesa inclui muitas palavras parônimas além dessas. Confira alguns exemplos:

  • Iminente/Eminente
  • Retificar/ratificar
  • Descrição/discrição
  • Procedente/precedente
  • Cinto/sinto
9

Agora que já sabe como se escreve descriminar ou discriminar, dê uma olhada nesses artigos do umComo para esclarecer outras dúvidas de português:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve descriminar ou discriminar, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve descriminar ou discriminar

Imagem: adevarul.ro

Voltar ao topo da página