Partilhar

Como se escreve de mais ou demais

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se escreve de mais ou demais
Imagem: wordpress.concurseirosolitario.com.br

Este artigo do umComo é demais ou de mais? Pois é, a língua portuguesa pode ser bastante traiçoeira e existem determinadas palavras que nos geram dúvidas na hora de escrever. É o caso das palavras "demais" e "de mais", que aparentemente a única diferença que apresentam é estarem escritas separadas ou juntas. Mas a verdade é que elas têm significados diferentes e deverão ser utilizadas em situações diferentes. Para esclarecer as suas dúvidas de português, neste artigo de umComo vamos explicar para você como se escreve de mais ou demais.

Também lhe pode interessar: Como se escreve jeito ou geito
Passos a seguir:
1

Primeiro que tudo, é importante esclarecer que ambas as palavras estão bem escritas e existem na língua portuguesa. No entanto, os seus significados são diferentes e por isso mesmo devem ser utilizadas em situações diferentes.

2

A palavra "demais" tem origem no latino demagis e pode ocorrer como advérbio ou pronome indefinido. Como advérbio, a palavra demais ocorre como sinônimo de "excessivamente" ou de "muito". Ou seja, você utiliza esta palavra para expressar um ideia de exagero.

Exemplos:

  • A Adriana é linda demais.
  • Hoje trabalhei demais.
  • O Joel gostou demais da pizza de frigideira.

Para além disso, a palavra demais também pode significar ademais, além disso, de resto. Ou enquanto pronome, a palavra demais pode ganhar o sentido de "os restantes" ou "os outros".

Exemplos:

  • A Rita não foi à praia, demais estava frio para isso.
  • Deixo aos demais a escolha dos temas a serem escritos para os próximos artigos.
3

Já o "de mais" é uma locução adverbial que expressa quantidade ou intensidade, tendo um significado equivalente a demasiado, excessivo, a mais, de sobra. Esta locução é uma oposição a "a menos" e refere-se a pronomes ou substantivos, sendo neste caso uma locução adjetiva.

Exemplos:

  • Estando precisando de mais ajuda para fazer os bolos.
  • A Clara precisa de mais dinheiro e por isso vai vender o seu carro.
  • Não estou vendo nada de mais nos seus exames, por isso não tem que se preocupar.
4

Para o esclarecer melhor chamamos de locução adverbial quando duas ou mais palavras juntas têm a função de advérbio. Enquanto que chamamos de locução adjetiva quando são necessárias duas ou mais palavras para contar a mesma coisa.

5

Em jeito de conclusão, é importante esclarecer que ambas as formas estão bem escritas e existem. Quando você não souber quando deve utilizar uma palavra ou outra, uma dica é substituir na frase por uma palavra que tenha o mesmo significado. Por exemplo, você pode substituir demais por "além disso" e de mais por "a mais". Mas vale lembrar que isso não é regra, pois dependendo do significado da frase deverá trocar por uma palavra diferente.

6

Outras palavras que também costumam gerar dúvidas na hora de escrever é com certeza e concerteza, para esclarecer as suas dúvidas entre no nosso artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve de mais ou demais, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve de mais ou demais

Como se escreve de mais ou demais
Como se escreve de mais ou demais

Voltar ao topo da página