Como se escreve curriculum ou curriculo

Como se escreve curriculum ou curriculo
Imagem: bigthink.com

Não sabe qual a melhor forma de utilizar as palavras currículo ou curriculum? As duas palavras existem na língua portuguesa, que se pode revelar bastante traiçoeira. Sendo uma das línguas mais faladas em todo o mundo, é também uma das que gera mais confusões na hora de escrever. Para saber se a palavra certa para o contexto desejado é curriculum ou currículo, o ideal é saber o que cada uma representa e aprender como podem ser empregadas. Muitos candidatos a um novo emprego possuem esta dúvida e, na hora de enviar o e-mail com o documento que indica a experiência de trabalho e trajetória de vida, fazem feio no título! Para que isso não aconteça com você, continue lendo esse artigo do umComo e aprenda como se escreve curriculum ou currículo.

Passos a seguir:
1

As palavras curriculum e currículo significam o mesmo, apenas estão escritas em línguas diferentes.

"Currículo" é a expressão portuguesa do termo em latim "Curriculum Vitae", que pode ser traduzido como um percurso ou trajetória de vida. Se tiver que optar entre elas, prefira a versão no nosso idioma: currículo.

2

Significado

Ambas as expressões se referem a um documento onde constam os seus dados pessoais, a sua informação acadêmica e a sua experiência profissional. Este documento é usado no memento em que alguém se candidata a uma nova oportunidade de trabalho, sendo usado pela empresa para determinar se a pessoa possui ou não as características pretendidas pelo empregador.

3

Como usar

Podemos optar por usar a expressão latina currículo ou o termo latino curriculum vitae, embora alguns estudiosos defendam que devemos privilegiar o uso da palavra em português. Algumas pessoas afirmam que, na hora de enviar o documento, a expressão latina deve ser usada no título. No entanto, como ambas as palavras estão corretas, as empresas não vão diferenciar o seu documento por esse motivo.

Nota: Jamais utiliza a expressão currículo vitae, que não existe e vai fazer com que você perca a oportunidade.

4

Exemplos

  • De quem é este Curriculum Vitae?
  • Você já enviou seu currículo para a empresa?
  • Preciso de ajuda para fazer meu currículo.
  • Se possível, faça uma análise ao meu curriculum vitae e me diga o que devo mudar.
5

Agora que já sabe como se escreve curriculum ou currículo, dê uma olhada nesses artigos que podem ser úteis na elaboração do documento e procura de emprego:

Como fazer um currículo criativo

Como melhorar o meu currículo

Boa sorte!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve curriculum ou curriculo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.