Partilhar

Como se escreve comprimento ou cumprimento

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017

A complexidade da língua portuguesa é reconhecida em todo o mundo. A sua diversidade gramatical é muito vasta, por isso é natural que surjam várias dúvidas na hora de escrever. Palavras como cumprimento e comprimento podem causar muita confusão, pois são escritas e pronunciadas de forma semelhante. No entanto, os seus significados são muito diferentes. Para saber como usar estas duas expressões sem errar, aprenda o que cada uma significa e como devem ser aplicadas. Continue lendo este artigo do umComo para saber como se escreve comprimento ou cumprimento e evite fazer feio na escrita.

Também lhe pode interessar: Como se escreve a gente ou agente
Passos a seguir:
1

As palavras comprimento e cumprimento são palavras parônimas. Isto significa que as duas expressões se escrevem e se pronunciam de formas semelhantes (e não iguais!), mas apresentam significados muito diferentes. Uma única vogal pode alterar completamente o sentido de uma frase. Se quer saber como se escreve comprimento ou cumprimento, primeiro deve conhecer o que cada expressão significa para usar a grafia correta.

2

O que significa comprimento?

A palavra comprimento é um substantivo que representa uma medida de tamanho. Se refere à extensão de algo e costuma ser acompanhado de outras medidas como a largura e a altura.

É sinônimo de distância, longitude, compridez, grandeza, duração e tempo.

Exemplos

  • O comprimento do tubo é de 3 metros e meio.
  • Vi um armazém grande que tinha de comprimento o dobro da sua largura.
  • Quero cortar os cabelos, mas não quero perder comprimento.
3

O que significa cumprimento?

Cumprimento é um substantivo comum que representa o ato de satisfazer, cumprir ou completar.

É sinônimo de execução, realização, obediência, saudação, cortesia, e reverência.

Exemplos

  • O aluno deu cumprimento de todas as suas obrigações.
  • Dê meus cumprimentos a sua mãe.
4

Cumprimento também é a forma conjugada do verbo cumprimentar na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, e representa o ato de saudar ou congratular alguém.

Exemplos

  • Eu cumprimento sua avó sempre que a vejo.
  • Eu cumprimento todo o mundo no escritório pela manhã.
5

Outros exemplos de palavras parônimas presentes na língua portuguesa:

  • Eminente/Iminente
  • Precedente/Procedente
  • Descrição/Discrição
  • Evasão/Invasão
6

Agora que já sabe como se escreve comprimento ou cumprimento, não deixe de dar uma olhada nesses artigos para esclarecer mais dúvidas de língua portuguesa:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve comprimento ou cumprimento, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve comprimento ou cumprimento

Voltar ao topo da página