Partilhar

Como se escreve aonde ou a onde

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se escreve aonde ou a onde

O português é das línguas mais faladas em todo o mundo. Contudo, é dos idiomas mais difíceis de aprender por ser muito complexo e traiçoeiro. O uso de expressões como aonde e onde pode causar muitas dúvidas na hora de escrever, pois as palavras são muito semelhantes tanto em pronúncia como em grafia. Para saber em que momentos usar cada uma destas expressões, é preciso primeiro conhecer a regras de português para falar da localização de algo ou alguém de forma correta. Se você gostaria de saber como se escreve aonde ou a onde sem fazer feio, continue lendo esse artigo do umComo e esclareça sua dúvida.

Passos a seguir:
1

O sentido de "aonde" e "onde" pode parecer o mesmo, sempre se referindo a uma localização. No entanto, há uma diferença no sentido de cada uma das expressões e as duas devem ser empregadas de forma diferente.

2

Significado da palavra "onde"

Onde é um pronome relativo que se refere a um local onde alguma coisa ou alguém se encontra, assim como a um lugar onde algo se está passando. A expressão tem sentido de permanência , o que significa que não sugere qualquer tipo de movimento.

3

Exemplos da palavra "onde"

  • Onde está sua irmã?
  • Onde está a garrafa de vinho que eu comprei ontem?
  • Onde fica esta rua?
  • Você está onde?
4

Significado da palavra "aonde"

"Aonde" é a combinação da preposição "a" com o pronome relativo mencionado anteriormente, "onde". "Aonde" sempre se refere a uma ideia de movimento ou destino, um local para onde alguma coisa ou alguém vai.

5

Exemplos da palavra "aonde"

  • Aonde você vai tão arrumada?
  • Já sei aonde irei nessas férias.
  • Aonde você vai?
6

Concluindo, as palavras "aonde" e "onde" estão corretas, sendo que "a onde" não. Onde se refere a alguém ou alguma coisa que está (sem movimento), enquanto que "aonde" sempre indica um destino. Em caso de dúvida, basta substituir "aonde" por "para onde": "para onde você vai?".

Nota: "Onde" só deve ser usado para designar locais físicos, não podendo ser usado em expressões como "ela conta piadas onde a vítima sempre é um português". Neste caso, o correto é substituir a palavra "onde" por "em que": "ela conta piadas em que a vítima sempre é um português".

7

Agora que já sabe como se escreve aonde e a onde, não deixe de espreitar esses artigos do umComo para esclarecer outras dúvidas de português:

Boas escritas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve aonde ou a onde, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve aonde ou a onde

Como se escreve aonde ou a onde
Como se escreve aonde ou a onde

Voltar ao topo da página