Partilhar

Como se escreve acento ou assento

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se escreve acento ou assento

Escrever em português pode ser difícil, pois existem várias palavras que apresentam o mesmo som e significados diferentes. É o caso das expressões "acento" e "assento", que levantam várias dúvidas na hora de passar para o papel. Apesar de serem pronunciadas da mesma forma, as palavras acento e assento possuem significados muito diferentes. Para escrever cada uma delas de forma correta, é necessário aprender o seu significado primeiro. Se você deseja usar essas palavras sem fazer feio na escrita, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como se escreve acento ou assento.

Também lhe pode interessar: Como se escreve jeito ou geito
Passos a seguir:
1

Tanto "acento" como "assento" fazem parte do grupo das palavras homófonas. Isso significa que ambas as expressões possuem o mesmo som, mas possuem grafias e significados diferentes. Por esse motivo, os dois termos podem gerar muita confusão na escrita.

2

O que significa "acento"?

O substantivo comum "acento" se refere a um sinal gráfico usado para assinalar a tonicidade de uma sílaba. Também pode ser usado para definir o timbre, o tom de voz e o sotaque de uma região. O termo também significa pode representar um destaque atribuído a qualquer coisa.

3

Exemplos com a palavra "acento"

  • Essa palavra não leva acento.
  • Ela está falando com um acento muito estranho.
  • A palavra "juízo" tem acento no "I".
4

O que significa assento?

A expressão "assento" tem origem no verbo assentar e, por isso, deve sempre ser escrita com duplo "S". É um substantivo comum que significa banco, poltrona, base, apoio, cadeira, traseiro, nádegas, apontamento, registro, tranquilidade, serenidade, assentamento, prudência e juízo.

Assento também pode representar o verbo "assentar" conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. O verbo assentar representa o ato de se colocar num assento, decidir as condições de qualquer coisa, ter como base, ficar algo num determinado lugar, anotar por escrito ou depositar numa superfície.

5

Exemplos da palavra "assento"

  • Hoje houve um cara que me roubou o assento no ônibus.
  • O assento está molhado, não se sente agora.
  • Este teatro possui mais de 500 assentos.
  • Mãe, você viu meu assento de batismo?
  • Já não é hoje que assento essa matéria.
6

Outras palavras homófonas

A língua portuguesa está cheia de palavras homófonas, como é o caso de acento e assento. Confira alguns exemplos:

  • Conserto/concerto
  • Sinto/cinto
  • Cozer/coser
  • Sela/cela
7

Se essa matéria foi útil, dê uma olhada nos outros artigos que ajudam a esclarecer dúvidas de português:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve acento ou assento, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve acento ou assento

Como se escreve acento ou assento
Como se escreve acento ou assento

Voltar ao topo da página