Partilhar

Como se escreve acento ou assento

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se escreve acento ou assento

Escrever em português pode ser difícil, pois existem várias palavras que apresentam o mesmo som e significados diferentes. É o caso das expressões "acento" e "assento", que levantam várias dúvidas na hora de passar para o papel. Apesar de serem pronunciadas da mesma forma, as palavras acento e assento possuem significados muito diferentes. Para escrever cada uma delas de forma correta, é necessário aprender o seu significado primeiro. Se você deseja usar essas palavras sem fazer feio na escrita, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como se escreve acento ou assento.

Também lhe pode interessar: Como se escreve jeito ou geito
Passos a seguir:
1

Tanto "acento" como "assento" fazem parte do grupo das palavras homófonas. Isso significa que ambas as expressões possuem o mesmo som, mas possuem grafias e significados diferentes. Por esse motivo, os dois termos podem gerar muita confusão na escrita.

2

O que significa "acento"?

O substantivo comum "acento" se refere a um sinal gráfico usado para assinalar a tonicidade de uma sílaba. Também pode ser usado para definir o timbre, o tom de voz e o sotaque de uma região. O termo também significa pode representar um destaque atribuído a qualquer coisa.

3

Exemplos com a palavra "acento"

  • Essa palavra não leva acento.
  • Ela está falando com um acento muito estranho.
  • A palavra "juízo" tem acento no "I".
4

O que significa assento?

A expressão "assento" tem origem no verbo assentar e, por isso, deve sempre ser escrita com duplo "S". É um substantivo comum que significa banco, poltrona, base, apoio, cadeira, traseiro, nádegas, apontamento, registro, tranquilidade, serenidade, assentamento, prudência e juízo.

Assento também pode representar o verbo "assentar" conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. O verbo assentar representa o ato de se colocar num assento, decidir as condições de qualquer coisa, ter como base, ficar algo num determinado lugar, anotar por escrito ou depositar numa superfície.

5

Exemplos da palavra "assento"

  • Hoje houve um cara que me roubou o assento no ônibus.
  • O assento está molhado, não se sente agora.
  • Este teatro possui mais de 500 assentos.
  • Mãe, você viu meu assento de batismo?
  • Já não é hoje que assento essa matéria.
6

Outras palavras homófonas

A língua portuguesa está cheia de palavras homófonas, como é o caso de acento e assento. Confira alguns exemplos:

  • Conserto/concerto
  • Sinto/cinto
  • Cozer/coser
  • Sela/cela
7

Se essa matéria foi útil, dê uma olhada nos outros artigos que ajudam a esclarecer dúvidas de português:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve acento ou assento, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve acento ou assento

O que lhe pareceu o artigo?

Como se escreve acento ou assento
Como se escreve acento ou assento

Voltar ao topo da página