Partilhar

Como se escreve a gente ou agente

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se escreve a gente ou agente

A língua portuguesa é muito complexa e difícil de aprender. Por esses motivos, é natural que qualquer pessoa tenha dúvidas na hora de escrever. Falar é fácil, e tanto a gente como agente se leem da mesma forma, mas será igual na escrita? Assim como você, muita gente se pergunta se agente se escreve junto ou separado. Na verdade, tudo depende do que você quer dizer pois ambas as expressões possuem significados bem diferentes. Para saber como se escreve a gente ou agente, continue lendo este artigo do umComo e esclareça essa dúvida.

Também lhe pode interessar: Como se escreve mecher ou mexer
Passos a seguir:
1

As expressões a gente e agente pertencem ao grupo das palavras homônimas homófonas e parônimas. Isto significa que, apesar de possuírem fonéticas semelhantes, estas palavras têm significados completamente diferentes, causando muita confusão na escrita.

2

O que significa "a gente"?

"A gente" é uma locução pronominal composta pelo artigo definido "a" e pelo substantivo "gente", que se refere a um conjunto de pessoas ou a um povo. A expressão "a gente" equivale semanticamente ao pronome pessoal "Nós".

Já a nível gramatical, a expressão corresponde ao pronome pessoal "ela", pleo que devemos conjugar verbos associados na terceira pessoa do singular.

Este termo se refere a um sujeito indeterminado, como as pessoas que falam (nós) ou as pessoas em geral. Esta expressão é aplicada na linguagem informal.

3

Exemplos de "a gente"

  • A gente vai ao circo hoje à noite.
  • Amanhã, a gente vai falar com ele sobre isso.
  • Toda a gente sabe que esta expressão pode gerar dúvidas de escrita.
4

O que significa "agente"?

Agente é um substantivo comum e um adjetivo com origem na expressão latina agens. Representa aquele que pratica a ação, o sujeito que faz, atua ou opera. Pode ser usado em ambos os gêneros, masculino e feminino (o agente ou a agente).

5

Exemplos de "agente"

  • Este químico contem agentes nocivos à saúde.
  • A agente secreta vai encontrar o assassino.
  • O agente da polícia vai encontrar o criminoso depressa.
6

Tome atenção para não confundir as expressões "a gente" e "agente" com o termo "Há gente".

"Há gente" indica que existem pessoas, e o termo deve apenas ser usado nesse contexto.

Confira os exemplos:

  • Há gente que só está bem calada.
  • Será que há gente naquela ilha?
  • Se estão aqui pegadas, é porque aqui há gente.
7

Se gostou deste artigo que explica como se escreve a gente ou agente, não deixe de acessar esses artigos e esclarecer mais dúvidas de português:

Boas escritas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve a gente ou agente, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve a gente ou agente

Como se escreve a gente ou agente
Como se escreve a gente ou agente

Voltar ao topo da página