Como se escolhe um Papa

Como se escolhe um Papa

O Papa é considerado o "Sumo Pontífice romano, vicário de Cristo, sucessor de São Pedro no governo universal da Igreja católica, do qual é líder visível e pai espiritual de todos os fiéis", segundo a definição da RAE. Depois da morte ou renúncia de um Papa, este cargo eclesiástico é eleito através do conclave, uma reunião de cardeais que devem realizar um processo de votações. Se quer saber mais sobre a escolha do pontífice, não perca este artigo de umComo sobre como se escolhe um Papa.

Reunião de cardeais

Para a eleição de um novo Papa após a morte ou renúncia do anterior, é necessário que se realize uma reunião de cardeais do mundo inteiro que se isolam na Capela Sistina do Vaticano. Isto é o que se conhece como Conclave, e com este termo podemos nos referir às pessoas responsáveis de escolher o Papa de Roma, assim como o lugar em que eles se isolam durante os dias da eleição.

Conclave

Esta reunião e processo têm lugar na Capela Sistina do Vaticano, é produzida de forma totalmente secreta e fechada ("conclave" procede do latim conclave que significa "o que se fecha com chave"). Reúnem-se cardeais que não podem superar os 80 anos de idade e que devem estar incontatáveis enquanto durar o conclave. Deverão então propor diversos candidatos para ocupar o comando da Igreja Católica e iniciar um processo de votações até conseguir uma maioria de dois terços.

Fumaça branca ou fumaça preta

Enquanto duram as reuniões do conclave, uma grande expectação é gerada na sociedade para saber se chegaram ao consenso necessário para nomear o novo Papa. Já que os cardeais estão totalmente incontatáveis do exterior, é através da lareira como se comunicam caso o resultado da votação tenha sido positivo ou negativo. Depois de cada contagem dos votos, eles serão queimados e a fumaça resultante advertirá se existe ou não um consenso: a fumaça preta (conseguida ao adicionar palha molhada e alguns produtos químicos) não houve consenso e será fumaça branca que sinalizará a escolha do Papa.

Habemus papam!

No momento em que se tenha conseguido o consenso necessário, um dos cardeais pronunciará as palavras "Habemus papam!" desde a varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escolhe um Papa, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.