Partilhar

Como se amar a si mesmo

Como se amar a si mesmo

A autoestima é, basicamente, a percepção da avaliação de si mesmo, isto é, tudo o que nós pensamos de nós mesmos. Ter a autoestima baixa é algo frustrante e inclusive nos inibe em muitas situações cotidianas. Já vimos que aumentar a autoestima não é fácil, mas também não impossível, só é preciso paciência e vontade. Sem autoestima, às vezes não conseguimos os objetivos que nos propomos, seja no âmbito profissional, no amor ou na amizade. Em qualquer circunstância a falta de confiança em nós mesmos pode ser sufocante. Mas fique tranquilo, tenha paciência e siga os conselhos que deixamos a seguir; certamente poderá superar este inconveniente e aprender a se amar a si mesmo.

Também lhe pode interessar: Como se adaptar ao mudar de país

Amar-se a si mesmo

Coloque em sua cabeça que com a autoestima baixa não chegará a lugar algum, que com pessimismo sua vida não fará sentido e que é capaz de fazer tudo o que se propõe. Tudo depende de você, você é o dono de sua vida e sempre vai querer o melhor para ela, por isso é fundamental que comece a mudar seus pensamentos e ser mas positivo. Verá como é satisfatório cumprir um objetivo, se encher de valor e de amor próprio; certeza que os resultados valem a pena. Muitas vezes caímos no erro de pensar que não contribuímos em nada para o mundo, nos sentimos insignificantes, incapazes, mas o mundo é constituído de pessoas iguais a você, com igualdade de oportunidades e ninguém será mais do que você.

Faça coisas que goste

Todo mundo tem algo que adora fazer, que o faz aproveitar o tempo, mesmo sem saber muito bem o que é; há algo que quando fazemos nos faz sentir bem, melhora nossos sentimentos sobre nós mesmos.

Como se amar a si mesmo - Faça coisas que goste

Ajudar a outras pessoas

Uma das coisas mais satisfatórias que podemos fazer é fazer outras pessoas se sentirem bem, desde fazer um simples favor ou uma ótima atitude em relação a ela, os resultados são imensamente gratificantes.

Seja amável, carinhoso e tenha paciência com você

Ao se culpar e se sentir culpado você só se castiga, gerando uma falta de confiança em si mesmo; é melhor procurar uma solução para isso. Lembre que todos podemos errar e as experiências que nos deixam é para aprender, melhorar e não voltar a cair nessa armadilha.

Afaste-se das más influências

As pessoas que não apoiam a você ou são negativas é melhor deixar de lado, não todas, mas as que o fazem por maldade e não porque lhe amam. Sempre tem gente que diz que você faz as coisas erradas, mas também tem gente que pode fazer uma crítica construtiva para seu bem, e isso é algo bom.

Aceite as coisas bonitas que falam de você

Costumamos ser modestos assim que nos elogiam, sendo difícil de aceitar quando dizem que é "muito bom em tal coisa"; mas se os outros afirmam isso, também poderíamos nos ajudar elevando nossa confiança e, consequentemente, nossa autoestima.

Como se amar a si mesmo - Aceite as coisas bonitas que falam de você

O positivismo é essencial

Tente prestar atenção à parte positiva das coisas, garanto que terá mais possibilidades de conseguir o sucesso. Quando enfrentar coisas negativas tente fazê-lo da melhor maneira possível, mudando-as sem cair nelas e sem deixar de aproveitar a vida.

Cuide-se

Cuidar-nos em todos os sentidos, física, social e mentalmente é essencial para o respeito conosco. Se estiver com alguns quilos a mais e isso baixar sua autoestima, proponha-se um objetivo para acabar com esse problema. Quando conseguir os resultados isso será de uma importância absoluta para você.

Aproveite a vida!

Lembre que a vida é uma das coisas mais belas que existe, e aproveitá-la ao máximo cada dia é o melhor que pode fazer. Sempre haverá algo negativo para dificultar este assunto, mas tente enfrentá-lo da melhor maneira; se for pessimista mude essa atitude e confie em você, lembre que a vida é única e que é preciso aproveitar as oportunidades... Lembre também que se estiver se sentindo muito mal consigo mesmo, falar com um especialista em psicologia talvez seja bom: os psicólogos ajudam (e muito!) perante este tipo de adversidades da vida.

Como se amar a si mesmo - Aproveite a vida!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se amar a si mesmo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário sobre Como se amar a si mesmo

Como se amar a si mesmo
1 de 4
Como se amar a si mesmo

Voltar ao topo da página