Como saber se tenho de me divorciar


Escolhemos a pessoa que amamos, decidimos construir com ela um projeto para o futuro, partilhamos momentos e decidimos casar. Mas um dia apercebe-se de que a sua relação já não é a mesma, as discussões persistem, não há comunicação e simplesmente já não sente amor por essa pessoa. Não existe uma única razão para o divórcio, mas um conjunto de várias coisas. Atualmente, o número de divórcios está a aumentar e, muitas vezes, é a única solução para não terminar em conflito com o seu companheiro, com quem viveu tantas coisas. Se tiver filhos, terá de certificar-se que eles percebem tudo o que se passa na família, não force uma relação que não funciona por causa dos seus filhos, em vez de protegê-los, fará com que vivam em conflito. Aqui vamos dar-lhe algumas dicas para saber se se tem de divorciar.
Procure soluções. Antes de tomar qualquer decisão, certifique-se que tentou todas as formas possíveis para melhorar a situação. A comunicação é uma das bases de qualquer relacionamento. Se não a fizer, fale com o seu parceiro sobre o que acontece e tente corrigir os problemas, proponha mudanças e adote uma nova atitude. Se já passou por esta etapa e não mudou não, comece a avaliar a opção do divórcio.
A mudança de sentimento. Se sentir que já não há amor pelo seu parceiro, a solução mais saudável é a separação. Pode tentar salvar a relação quando se trata de outros problemas, mas quando já não há amor, tem de se deixar ir e seguir em frente.
Discussões destrutivas. Se as discussões são recorrentes, e durante as mesmas há uma falta de respeito contínua, inflexibilidade por parte de ambos, incapacidade de colocar-se no lugar do outro, há algo que não está a funcionar. Se já conversou sobre esse assunto e mesmo assim, durante as discussões acontece a mesma situação, terá de pensar em sair dessa situação. O desrespeito não levará a lado nenhum, apenas à separação.
Falta de criatividade. Muitas vezes, a rotina diária leva ao abondo de si mesmo e aos cuidados do casal. É importante que o casal seja criativo para alimentar o amor que têm um pelo outro. Isto é algo que deve fazer todos os dias, agora se a rotina é invadida e não há vontade de mudar ou de experimentar coisas novas, ou se já tentou, a relação está em crise e pode ser difícil sair dela.
Pessoas incompatíveis. Muitas vezes, é difícil de lidar com o feitio da outra pessoa, para além do amor que possa sentir. As suas discussões podem ser fundamentalmente devido a essas reações do que propriamente devido a fatos.
A impossibilidade de superar problemas que não estejam relacionados com o casal. Muitas vezes, os problemas externos ao casal são transferidos para a relação, tais como os problemas do trabalho. É por isso que, muitas vezes, existe raiva no casal, se isso continuar a ocorrer pode corroer a relação.
Falta de respeito. Se a relação é caracterizada por constantes agressões por parte de um ou por ambas as partes, por situações que geram um clima tenso, deverá atuar imediatamente. Também pode acontecer que um dos dois tenha sido infiel ou tenha mentido repetidamente sobre determinadas situações. Todas estas situações são nocivas e tóxicas. Muitas vezes, a solução nestes casos é o divórcio, é necessário ter uma vida saudável e mais ainda, se tiver filhos.
Ciúmes e isolamento. Se você ou o seu marido têm ciúmes excessivos em situações injustificadas e transmitem essa sensação para o casal, também está a ser transmitida desconfiança. A confiança é construída ao longo do tempo e o ciúme irracional pode destruí-la em apenas um momento. Também pode acontecer que tente isolar-se do seu ambiente para ter mais controlo sobre si, nestes casos deverá separar-se o mais rápido possível, mas também deverá procurar ajuda.
A sua família também o vive. Não evite tomar uma decisão por causa dos seus filhos, pois eles estão lá consigo a viver a mesma situação. Não permita que eles cresçam num clima tenso, cheio de discussões, com o tempo eles irão aceitar a decisão.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho de me divorciar, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.
- Pode recorrer a terapia para casais, se pretender mudar a situação com o seu parceiro e assegurar-se que o passo desejado é o divórcio.