Médiuns

Como saber se sou médium

Como saber se sou médium

A mediunidade é a percepção de leves frequências ao nosso redor. Médium é uma palavra de origem latina que significa “aquele que está no meio”, e pode ser utilizada tanto para homens como para mulheres. O médium, portanto, é uma espécie de intermediário entre dois mundos: o mundo físico e o mundo espiritual. Segundo algumas crenças, todos somos um pouco médiuns, contudo nem todos temos a capacidade de entrar em contato com espíritos: essa mediunidade é mais profunda, mais trabalhada, e frequentemente referida como ostensiva. Mas afinal, como saber se sou médium? Em umComo explicamos-lhe!

Também lhe pode interessar: Como saber se sou vidente
Passos a seguir:
1

Não há nenhum sinal físico, nenhuma marca de nascença que represente a mediunidade. Trata-se de um dom natural que é ativado, entre outras coisas, pelas escolhas espirituais feitas por uma pessoa.

2

Existem, contudo, sintomas físicos que podem demonstrar que determinada pessoa possui o dom da mediunidade. O suor excessivo de mãos e axilas é um deles. Bochechas e orelhas muito vermelhas e quentes também podem sinalizar para a existência da mediunidade. Calafrios, ânsia de vômito, falta de energia, despertar já cansado podem indicar que alguém é médium. Outros sintomas: sensação frequente de desmaio, perda ou excesso de sono, insegurança, fobias, melancolia e até mesmo depressão. Pode ocorrer também, taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), adormecimento ou formigamento de extremidades, arrepios, palpitações, tremores, pés gelados, dores nas costas, sensação de fraqueza, etc. Como são sintomas comuns, muitas vezes passam despercebidos.

3

Esses sintomas vão diminuindo a partir do momento em que a mediunidade passa a ser trabalhada e canalizada de forma positiva. Quando um médium sabe e conhece sobre sua mediunidade, mais livre ele está desses sintomas.

4

Caso o médium dê sinais de sofrimento e desequilíbrio, provavelmente trata-se de um médium novato ou que está em contato com espíritos maus e perturbadores. É preciso entender profundamente o que é a mediunidade para poder vê-la como um verdadeiro dom e saber lidar com ela de forma produtiva.

5

O desenvolvimento da mediunidade só deve ser feito em pessoas que conseguem estar em equilíbrio com seu dom e que têm suas dúvidas sobre o doutrinamento esclarecidas.

6

Os sinais decisivos de uma mediunidade ostensiva são:

  • Vidência ou audição espiritual comprovada;
  • Transe psicográfico (escrevendo) ou psicofônico (falando);
  • Efeitos físicos: mobilidade de objetos sem que ninguém os toque, alteração da luminosidade, etc.
7

Segundo a doutrina espírita, apenas o próprio exercício e trabalho sobre a mediunidade podem oferecer sinais decisivos de que uma pessoa é médium ostensivo. O desenvolvimento mediúnico se dá através do estudo das obras de Alan Kardec (bem como de obras similares) e da prática daquilo que é dito nessas obras. É preciso exercitar a mediunidade, praticá-la, acompanhado sempre de pessoas experientes na área. Ser médium é uma forma de doar-se para auxiliar espíritos necessitados. É, portanto, uma forma de amor.

8

Nem todo mundo chegará a ser um médium ostensivo, mesmo lendo as obras de Kardec e praticando-as. Cada ser possui um grau nato de mediunidade. Nem todo grau possibilitará que você possua vidência ou psicografe uma mensagem; todo e qualquer grau, contudo, pode auxiliar os espíritos necessitados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou médium, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
140 comentários
A sua avaliação:
alessandra aparecida sattolo
gostei muito do artigo sempre me interessei pelo lado do espiritismo e quanto mais aprendo mais fico admirada. tenho muito que aprender ainda eo que nao sei vou atraz pra saber
Brno Pretti
Tenho sensações que alguma coisa está ao meu lado e me perseguindo...quando eu olho não tem nada lá...escuto vozes me chamando e sussurrando no meu ouvido...isso quer dizer que sou médium...meus pés ficam gelados também
maurilio silva da costa
tenho sensações , enpresão de que algo vai acontecer inclusive ja aconteceu por varias vezes de fazer uma premonição e acontecer .
Alexandre MS
Tenho sensaçoes de sufocamentos qdo estou dormindo e qdo tento acordar, parece alguém me pressionado ou falando coisas aleatórias sem sentido algum. fiz teste de apneia do sono, mas a doutora disse que não era e só pediu para cuidar da alimentação . mas conversando com uns amigos,eles disseram q sou medium sensitivo. as vezes, qdo estou bebendo cerveja ouço falações e qdo bate tipo um clarão. esta um silencio e nem tem tnta gente no local. o q será? gostaria de saber. as vezes sinto uma mulher me acordando, será mnha mãe? que faleceu em 2013. mas esses negócios durante o sono me acontecem desde 1996. sou meio perturbado e bipolar, qdo cismo com uma pessoa, parece q pecrebo o caráter dela sem conhece-la. Obrigado... ajudem me....
Pedro Gabriel
Eu acho que sou pois me identifiquei com muitas coisas. Vou tentar dominar esse dom para não ter dificuldades. Obrigado
A sua avaliação:
Maria Eduarda Ferraz
Acho que sou uma médium.... Pois tenho a sensação de ter alguém perto de mim ... sinto calafrios... minhas bochechas e orelhas estão sempre vermelhas.... eu não tenho uma temperatura nos pés... pois eles estão sempre gelados .... ando de meia todos os dia não importa se estás quente ou frio ... Escuto quase toda hora alguém me chamando .... Eu tenho cicatrizes nas pernas de umas coisas que risquei nas pernas com a faca .... as vezes eu não quero fazer certas coisas mas tem sempre alguém dizendo que eu tenho que fazer... As vezes sinto que ele estas nas minhas costas ... falando no meu ouvido ... mas eu não posso o ver. ...As vezes tenho umas visões de como ele é... eu vejo um homem de capa preta encapuzado.... Olhos vermelho ... Ele diz as vezes no meu ouvido que eu sou um dos Anjos da Morte dele eu sou o Sesto o mais novo ... mas eu tenho uma missão.... a minha missão é tirar os fiéis da igreja e trazer para o lado escuro.... e o que ele me fala .... Eu era da igreja... mas faz 6 meses que sai da igreja .... Queria ajuda pra saber se sou médium ou não .... Porque minha mãe diz que isso é frescura minha ... ou as vezes ela me olha e diz que sou Discípula do Diabo ... Se vocês puderem me ajudar.... vou agradecer muito.... Obrigado
gisele
cara eu tambem sou assim tenho uma sensaçao de ter alguem me olhando e meus pés estao sempre gelados e começo a soar nas mãos do nada
Francisco Barbosa
MARIA EDUARDA FERRRAS Antes de tudo DEUS ti ilumine e ti ampare na sua bondade infinita eu tenho um amigo espiritual chamado JOSE GROSSO um grande amigo pode crer primeiro DEUS e jesus ele nos orienta que quando nos encontrarmos nas afliçoes da vida e nos prblemas obssessivos primeiro mudança agir com todo amor calma serinidade confiança no pai celestial ir primeiro ao medico tirar as duvidas busacar a medicina e depois das duvidas ir a uma casa espirita kardecista fazer um atendimento fraterno e evangelho no lar e estudar o livro dos espiritos e mudar de atituldes ser melhor cada dia calma tolerança perdao compreenssiva boa com seu familiares e muito amor para com todos.Sua saude sua paz em fim vc terar saude e felicidade. grande abraço.
ALESSANDRA
SINTO APERTO NOS PEITO E SENSACOES Q ALGO DE RUIM VAI ACONTECER N SEI COMO LIDAR COM ISSO TUDO SENDO Q SS VEZES ME ARREPIO DOS PES A CABECA QDO ENTRO EM ALGUM LUGAR N SÃO TODOS TENHO TODOS OS SINTOMAS Q FOI CITADOS ACIMA E PRECISO Q ALGUEM ME ESCLARECA TUDO ISSO ESCLARECA TUDO ISSO
Francisco Barbosa
Alessandra. Veja bem estes sintomas; devem ser primeiro,analisado por especialista um psicologo ou um psiquiatra ai depois,sim buscar uma casa espirita seria kardecista estudando o evangelho no lar com dia e hora marcada entre 10 ou 15 minutos;exemplo todos caso queiram sua familia reunida sempre naquele horario definido,ir ao centro espirita fazer um atendimento fraterno,e vc buscar ser cada dia melhor compreensiva usar do perdao nao e virar santa Alessandra mas santificar as nossas atituldes ser boa com seus pais com todos que os nossos irmaos . Ai sim vc estará desenvolvendo sua mediunidade ela se desenvolve quando melhoramos menos orgulho egoismo e vaidade tola seja muito feliz e um grande abraço DEUS ti ilumine sempre.
patricia mendes da silva
eu estava indo em centro de umbanda em sp ,mim mudei pra ,mg estou meia afastada da minha fe mas ainda sinto alguns coisas relavada ao espiritismo.
isso significa que ainda estou desenvolvendo como médium sim ou nao? tenho duvidas sobre desenvolvimento
francisco barbosa
minha querida Patricia mudar voce,sao nossas atituldes que fazem a diferença.Quando mudamos o nosso comportamento buscando em cristo jesus o nosso farol para viver uma vida com alegria e respeito ao proximo compreendendo o outro perdoando as ofenças amando a todos principalmente nossos pais ,estaremos sim desenvolvendo para melhor nossos sentimentos e assim nossa mediunidade que com certeza estara ao seu lado os bons espiritos. Ai suas companhias serao outras
pamela marya maio
tenho sonhos.. e geralmente acontecem.. mas nunca sei quando e pra mimm.. tambem sinto quando algo vai acontecer..??????
NAY
EU TAMBÉM
MAURA CARVALHO
As vezes, sinto arrepios, ouso vozes em meu ouvidos, sonhos que se realizaram, vi por último um ser suspenso e coberto com um véu, da cabeça aos pés, dentro de minha casa as 19:30
annycosta
muito bom gostei
Editor umComo.com.br
Oi Anny! Que bom que você gostou do artigo. Continue nos acompanhando ;)
heldon correia lopes
certas vezes escuto palavras gente falando tipo ,assunto mais aquele assunto eu já teria escutado outra vez ,parecendo aquele assunto ou coisa eu ja teria visto em outros tempos isso me deixa emcabulado certa vez ,eu tava na rosa e vir meu tipo passando tipo uma visão ,só ele passou bem depois fiquei imaginando o que seria aquilo,moro em são paulo ,hoje acordei alguma coisa me dizia eu tinha que ir na paulista , alguma coisa me dizia ,parece que era obrigado ir lá
Daniele
acho muito enteressante ser meduim , olha uma vez estava em casa e vi alguma coisa passar para o quarto parecia um passarinho quando fui ate lah passou bem perto de meu rosto parecia uma bola bem iluminada ! outra vez senti uma coisa ruim meu marido tinha saido nao era tao tare mais fiquei muito preucupada nao sei pq sai pra fora e la estava ele na frente de casa com um amigo , o amigo nao precia estar bem , entao quando meu marido entrou para pegar um casaco eu vih como se fosse um cachorro preto atras dele , la em casa tem dois cachorros eles tinham acabado de sair mais so um voltou , assim que vi e olhei pro beco so tinha um cachorro vindo , pois o outro tinha saido e nao tinha voltado mais , nao sei oque era pois nao tinha mais nada atras ! e outra vez escutei alguma coisa susurrando sabe ! nao fiquei com medo queria saber so o que era !!! e aqui em minha cidade teve um tempo que correu lobisomem , e todas as noites meu marido e seus amigos ficavam na minha casa ate tarde escutava os uivados eles falavam que era muito forte e chegava ate a estrondar de medo , mais quando eu acordava nada mais uivava , nunca escutei , sentia como se nao quisecem que eu escutace , queria conversar com alguem que entendesse do assunto ! ou me explicasse pois acredito em todas as coisas sobrenaturais !!!
Rosanea Teixeira dos Santos
Quando eu era mais nova, na faixa de 15 a 16 anos, eu desmaiei na entrada de uma mata,antes disso acontecer, eu abaixei para pegar uma folha grande de uma arvore. Até falei com uma prima que parecia uma orelha de um boi. Ai td começou a gira e desmaiei. As pessoas me contaram que eu queria bater em td mundo e me atira num rio proximo. Fiquei totalmente transfonada em outra pessoa e não reconhecia niquem. Passada umas horas eu voltei em si. E com isso eu via vultos pretos. E uma vez sentir a presença da minha com poucos anos de sua morte, na porta uma imagem branca. E quando ela morreu, no dia do velório dela, eu vi ela subindo uma escada. Hoje ela tem 21 anos que se foi. Depois dessa presença dela na porta, nunca mais senti a sua presença. E com o passar dos anos, eu sentia alguem bater na minha mão, dentro de um ônibus. Depois um tapa na nuca. Já vi tbm coisas se mexerem dentro da minha casa, como sacola e toalha no banheiro quando tava. Foi jogado um vidro de perfume no meu filho mais velho, quando ele estava no quarto. Ele ficou em panico. Tenho muita sonolência, dormo e não parece que não dormir. Tinha muito sonho conversando ou fazendo algo com pessoas estranha ou conhecidas.. e por passar um tempo, acontecia igualzinho ao do sonho, até as pessoas, que nunca tinha visto. Ultimamente ando muito estressada, vontade de ficar sozinha, vontade de só dormir. Meus pés só fica gelado e as mãos tbm. Nesse domingo fui no velório de um amigo de 17 anos, que morreu de ove dose. Na igreja parecia que ele tava perto de mim, e parecia que ele ficava falando comigo o que tinha acontecido com ele e pq ele tava dentro daquele caixão! E desesperado com muita gente chorrando. Acho que é coisa da minha cabeça, noia minha talvez. Imaginando isso ele falando comigo.E no pesamento eu falando com ele que ele morreu, pelas doideira que fez com ele mesmo. E que era para ele seguir a luz... Até que fui para fora pq já não tava me aguentando de ficar dentro da igreja, tinha hora que eu disparava a chora, e depois me acalmava com o fato. Agora me explicar!!! Pq eu sinto isso? Isso é sinal de médium? Ou é coisa da minha cabeça???
Elisabeth Cardoso
Boa tarde!! Sou espírita, e tenho mediunidade aflorada. Até nos momentos de estudo no Centro em que frequento, sinto que estão por perto. As vezes em minha casa, ou em outro ambiente. Como devo proceder?
rejane bessa santana
ola sinto arrepios, tonturas,fraquesas...senpre q vou ao cemiterio sinto sensaçao estranha parece q vou desmaiar, fico pessima, depende as pessoas ao meu redor tbm fico horrivel ,... sera q sou medium? e se acaso for como devo fazer ? oque devo fazer?
Jaqueline Barbosa
Eu tbm sinto isso, minha vó que morreu de câncer era médiun.. E disse q eu também poderia ter esse dom, sinto o mesmo q vc , achei que era coisa da minha cabeça mas dps d um tempo isso foi ficando mais forte ao ponto de eu n me concentrar mais em nd, só fcr ouvindo vozes e vendo vultos
Brenda
isso pode ser por seu corpo estar aberto ok,eu tenho sangue de medium e algumas pessoas da minha familia mae e pai e mediunidade entao quando acontece esssas coisas pode ser que seu corpo esteja aberto e quando e aberto a pessoa fica assim e assustada com qualquer coisa que ver,entao no caso voce tem que fechar seu corpo que isso no caso e Espiritual,marque uma consulta ok.

solNGE
TIVE DEPRESSÃO,TENHO FOBIA DE LUGARES FECHADO,PANICO DE ATRAVESSAR A RUA,NÃO GOSTO DE ESTAR EM LUGARES ESCURO,EM CASA SÓ, PORTAS OU JANELAS BATEM VOU OLHAR ESTA TUDO NORMAL, AS VEZES SINTO UMA MOLEZA NO CORPO E QUERO PASSAR O DIA DEITADA,TENHO MUDANÇAS DE HUMOR REPENTINO, AS VEZES FICO MELANCÓLICO,AS VEZES ME PEGO SONHANDO EM MUDAR MINHA VIDA ,ORGANIZAR MINHA CASA MINHAS COISAS TOTALMENTE DIFERENTE DE HOJE, ME VEJO VIVENDO UMA NOVA VIDA, ADOEÇO MUITO DE DOENÇAS DIFERENTE COMO SE FOSSE UMA PENITENCIA QUE ESTOU PAGANDO TENHO FACILIDADE PARA OBSERVAR E FAZER UMA CONCLUSÃO DAS COISAS QUE ME RODEIAM OU DE PESSOAS QUE ME CERCAM E COMO SE OLHASSE PRA ELAS E ESTUDASSE SEU COMPORTAMENTO SEM PERCEBER SÃO POUCAS VEZES QUE ERRO EM UMA CONCLUSÃO, TENHO O HABITO DE OUVIR UMA HISTÓRIA E ANALISAR TUDO QUE FOI DITO E E PERCEBER O QUE ESTA ACONTECENDO, HÁ PESSOAS QUE GOSTO LOGO QUE CONHEÇO E OUTRAS TENHO ANTIPATIA NEM AS CONHEÇO E SINTO COMO SE MEU CORPO OU PENSAMENTO QUISESSE FICAR LONGE DE TAL PESSOA ....
Avair Carvalho
fui em um pai de santos ele me falou que sou um medum espirita unbanda que eu tenho que montar meu altar com imagem de sao jorge ele me esplicou tudo certo que devo fazer pois ai vou receber os espiritos normal
sara guedes
ola boa noite ! eu sou a sara e completei 20 anos , o mes passado ... E ,é seguinte , eu ja desde dos meus 18|19 anos de idade de ouso vozes de outro mundo e por vezes vejo parece almas , vestidas de duas maneiras , umas de preto e outras de branco e eu ah vezes que nem consigo estar a tomar o meu cafe da noite com o meu namorado que tenho de ir a mesa ao lado ou atras ou a minha frente fala rcom alguem , quero uma ajuda para perceber o que se passa mesmo comigo , se me puder ajudar agradecia imenso ...um beijinho de alegria e um abranco de luz para si !!!!!
selma
boa tarde gostaria de saber mais sobre os espiritas,renho pouco sono quando acordo no meio da noite fico apavorada acho que to vendo coisas de manha acordo com muita dor nas pernas sinto muita canseira as costas pezada e fico abrindo a boca toda h
ora
Como saber se sou médium