Partilhar

Como saber se meu filho tem baixa autoestima

Imagem: taringajuegos.net

A autoestima é a diferença entre o que pensamos que somos e o que desejaríamos ser. A autoestima é fundamental para o desenvolvimento de uma vida plena e sua importância é vital desde a infância. A baixa autoestima nas crianças pode provocar fracasso escolar, bem como problemas de desenvolvimento e de sociabilidade. Por isso, se percebermos que nosso filho pode ter baixa autoestima deveremos apoiá-lo e estar mais perto dele porque o problema pode ser solucionado. Em umComo ensinamos você a identificar esta situação.

Também lhe pode interessar: Como fazer seu filho ser mais seguro
Passos a seguir:
1

Um fator-chave na hora de identificar se uma criança tem baixa autoestima é quando ela mente com frequência, quando não reconhece sua responsabilidade diante de um ato e quando costuma colocar a culpa nos outros. Se ela repetir este comportamento com certa frequência, deveríamos prestar atenção e observar outros possíveis fatores que nos ajudem a confirmar se nosso filho tem autoestima baixa.

2

As crianças com a autoestima baixa tendem a ser muito tímidas, extremamente tímidas. Não querem se relacionar com outras crianças por medo a serem rejeitadas. Preferem ficar sozinhas a enfrentar uma situação que requeira interagir com outras crianças.

3

O fracasso escolar é outro indicador de que uma criança tem a autoestima baixa. Possivelmente, a falta de segurança em si mesma lhe faça enfrentar o curso escolar com medo e sua falta de confiança lhe faça ter resultados ruins na escola.

4

Se o filho de vocês evita fazer atividades esportivas, especialmente aquelas que requeiram ser praticadas em grupo, é possível que vocês tenham que estar atentos para verificar se o que ele tem não é a autoestima baixa. As crianças com este problema temem o fracasso, não serem suficientemente boas, e têm medo de serem julgadas por outras crianças. Por isso, evitarão qualquer atividade coletiva.

5

Se vocês perceberam algum episódio agressivo ou violento em que seu filho tenha estado envolvido, talvez tenha que ver com a baixa autoestima. As crianças que têm a autoestima baixa tendem a criar um mecanismo de defesa um pouco agressivo, provocado por seu medo ao fracasso. Estas crianças costumam estar "na defensiva" e costumam protagonizar algum episódio um pouco violento. Se, além disso, negam terem sido as responsáveis pelo episódio violento, soma-se outro indicador ao qual devemos ficar alerta.

6

Claro que a baixa autoestima pode ser corrigida. Se seu filho sofre de baixa autoestima, o que vocês devem fazer é apoiá-lo com mais força, prestar atenção nele, reforçar suas habilidades e transmitir-lhe mensagens positivas. Caso seja insuficiente, vocês precisarão procurar um especialista e seguir as indicações do profissional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu filho tem baixa autoestima, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como saber se meu filho tem baixa autoestima

Imagem: taringajuegos.net

Voltar ao topo da página