Como saber se meu filho fuma

Como saber se meu filho fuma
Imagem: jassielpat.blogspot.com

Os estudos realizados e as estatísticas demonstram que a maioria dos fumadores começam a consumir o cigarro entre os 11 e 14 anos de idade, de forma que o tabagismo tem uma relação bastante direta com a etapa adolescente. Apesar de todas as informações disponíveis sobre os efeitos prejudiciais do fumo sobre a saúde, são muitos os jovens que começam a fumar ainda muito cedo, e muitos pais, embora saibam identificar quando uma pessoa é fumadora ou não, podem deixar passar desapercebidos determinados aspectos vinculados aos seus filhos. Por isso, no seguinte artigo de umComo.com.br, damos-lhe alguns conselhos que podem servir para ajudá-lo a saber se o seu filho fuma ou não.

Passos a seguir:
1

Cheiro de cigarro

O cigarro deita um cheiro muito desagradável que facilmente fica impregnado tanto em pessoas fumadoras como em fumadores passivos, fazendo com que nosso cheiro corporal seja alterado. Portanto, o cheiro pode ser um indicador principal para saber se seu filho fuma. Se observar que ao chegar a casa, sua roupa e cabelo têm cheiro a cigarro, isso pode significar que o jovem fumou, ou que se relacionou com amigos e pessoas que fumam.

De qualquer forma, em muitas ocasiões, os jovens recorrem a técnicas para camuflar e dissimular o cheiro de cigarro, como através do uso de perfumes ou desodorantes com muita frequência. É conveniente estar atento se, ao chegar, ele(a) exala um cheiro intenso a perfume ou desodorante que não cheirava antes de sair de casa.

Imagem: hogartotal.imujer.com
2

Ventilar o quarto

Este é outro indicador que pode ajudar você a averiguar se seu filho fuma ou não. Se, apesar de fazer frio ou calor, o jovem deixa continuamente a janela de seu quarto aberta, isso pode significar que está fumando na janela para evitar que o cheiro a cigarro invada todo o ambiente e passe para as restantes divisões da casa.

3

Saúde bucal

O consumo de cigarro tem efeitos muito prejudiciais sobre a saúde bucal, entre os quais se destacam: aparecimento de manchas nos dentes, redução da sensibilidade gustativa e da qualidade de saliva, agravamento de doenças que afetam as gengivas, etc. Portanto, se seu filho fuma, é provável que comece a ter os dentes manchados ou que pouco a pouco venham a adquirir uma cor mais amarelada. Além disso, também é provável que, para ocultar o cheiro a cigarro, ele comece a escovar os dentes com mais assiduidade, inclusive sem ter ingerido alimentos previamente.

Imagem: saludpasion.com
4

Mau hálito

A halitose é um problema muito comum nas pessoas fumadoras crônicas, pois o consumo de cigarro aumenta a concentração de bactérias na boca que provocam o mau hálito. Por isso, o hálito pode ser um indicador fundamental para averiguar se o seu filho fuma. Preste atenção se o hálito do seu filho deita cheiro a cigarro ou se, pelo contrário, seu filho passa a maior parte do dia mastigando chicletes ou comendo balas mentoladas.

Imagem: hogarutil.com
5

Maior risco de doenças respiratórias

Como sabemos, o cigarro é uma das principais causas de muitas doenças respiratórias e, por isso, as pessoas fumadoras correm mais riscos e são mais propensas a ter resfriados, gripe, bronquite, pneumonia, etc. Por isso, é importante estar a par da saúde de seu filho em todos os momentos. Por outro lado, o aparecimento repentino de tosse frequente, quando não se tem nenhuma outra doença, também pode ser sintoma do consumo de cigarro.

6

Rendimento esportivo

Por último, o rendimento esportivo também pode ajudar você a saber se seu filho é fumador. Caso o(a) jovem tenha reduzido a prática de exercícios físicos ou se dedica a algum esporte específico no qual você tenha observado uma queda de rendimento, este pode ser um sintoma de que é fumador.

7

Apesar de ter a opção de pôr em prática todos estes conselhos para saber se o seu filho(a) fuma ou não, é sempre conveniente tratar o assunto diretamente com o jovem, tentando dialogar relaxadamente para que ele tenha a confiança necessária para contar que é fumador. Deste modo, poderemos informá-lo sobre todos os efeitos negativos do cigarro sobre a saúde e ajudar na tarefa de parar de fumar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu filho fuma, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.