menu
Partilhar

Como saber se meu filho é viciado em videogame

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: juntadeandalucia.es

O vício pelos videogames pode ter consequências muito graves no rendimento escolar de nossos filhos, bem como na maneira de se relacionar com outras crianças. No entanto, hoje em dia a tecnologia tem feito que milhares de jovens se conectem aos videogames como via de escape. Isto não é um problema se for somente um jogo. A preocupação começaria se esse jogo se converte em vício. Para ajudar você a saber se seu filho é viciado em videogames, em umComo damos algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Como os videogames afetam os adolescentes
Passos a seguir:
1

Se você observa que seu filho passa muitas horas diante do computador ou do videogame, conectado nos jogos e é difícil se separar deles, pode ser que seu filho tenha uma grande dependência e terá que estar alerta diante de outros possíveis fatores.

2

Verifique se o rendimento escolar de seu filho diminuiu nos últimos meses, pense se fica fechado em seu quarto e o que faz. Observe se realmente estuda ou quando está no seu quarto, se dedica a jogar.

3

Se seu filho tem problemas para se relacionar com outros colegas de turma e nunca quer participar em outros jogos em grupo, partidas de futebol, encontros entre amigos ou qualquer outra atividade, talvez deva estar alerta. Observe se sempre prefere se divertir sozinho, na frente do computador ou do videogame.

4

Para saber se seu filho é viciado em videogames, pense se passa muito tempo com vocês, com a família. Normalmente, os garotos com este vício costumam dar desculpas para não fazer planos com a família e passar tempo sozinhos.

5

Se você vê que gasta muito dinheiro em videogames, também deveria estar alerta, pois pode ser que seu filho seja viciado em videogames.

6

Se seu filho apresenta irritabilidade quando lhe pede que se retire do computador ou do videogame, pode ser que esteja viciado nela. Estes garotos costumam se sentir mal e inclusive ficam violentos quando se pede que deixem de jogar.

7

Se você tem observado que se repetem alguns dos indicadores anteriores e se senta para conversar com ele, mas ele nega que tenha um problema, deverá pedir ajuda. A negação do problema é outro claro fator de que o vício existe. Há profissionais que ajudarão você a reconduzir a situação e darão a você dicas para solucionar o vício de seu filho pelos videogames.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu filho é viciado em videogame, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

Imagem: juntadeandalucia.es

Voltar ao topo da página